Mais lidas 🔥

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 15 de janeiro

A Fiscalização do Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha realizou uma ação, na manhã desta quinta-feira (15), no bairro Barramares, para apurar denúncias de maus-tratos e criação irregular de aves silvestres. Durante a operação, 14 aves foram apreendidas por estarem sendo mantidas em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais competentes, em desacordo com a legislação vigente. O responsável pelos animais não estava no local, porém a Polícia Civil tomará as medidas referentes às infrações.
No local, as equipes constataram graves irregularidades relacionadas ao bem-estar dos animais. As aves estavam alojadas em gaiolas sem condições adequadas, com ausência de alimentação apropriada, recipientes de água sem troca há vários dias – apresentando lodo e sujeira, como alimentos deteriorados e acúmulo excessivo de fezes, além de forte odor. As condições observadas eram incompatíveis com as necessidades biológicas das espécies.
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Vila Velha e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após a apreensão, as aves foram encaminhadas pelo Ibama ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no bairro Barcelona, na Serra, onde passarão por avaliação veterinária, reabilitação e, quando possível, reintrodução à natureza, seguindo protocolos técnicos de manejo da fauna silvestre.
Diante das irregularidades constatadas, foram adotadas as medidas administrativas cabíveis para cessar a infração, proteger a fauna silvestre e garantir o cumprimento da legislação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente reforça que a criação de animais silvestres sem autorização é crime ambiental e que denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da Prefeitura de Vila Velha, telefone 162.




