pube
Geral

ATeG visita mais de 100 mil propriedades rurais de forma 100% gratuita

por Comunicação Senar-ES

em 14/01/2025 às 4h30

2 min de leitura

ATeG visita mais de 100 mil propriedades rurais de forma 100% gratuita

Foto: divulgação

Siga nosso Instagram: @conexaosafra

2024 foi um ano de muitas conquistas para a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES). Para medir o sucesso do programa que assiste o produtor rural e auxilia no desenvolvimento da propriedade, nada como resumir o período em números.

O ano registra o marco de mais de 100 mil visitas em propriedades, contabilizando desde 2014, quando a ATeG foi implantada no Estado. Ao longo desses 10 anos, 75 municípios capixabas e mais de 6.400 produtores rurais já foram atendidos. Só em 2024, foram quase 20 mil visitas de técnicos de campo.

O gerente técnico do Senar-ES, Murilo Pedroni, comemora os números e fala sobre as expectativas para este ano. “Esses números demonstram que estamos no caminho certo, levando soluções tecnológicas e de gestão. Para 2025 vamos atender mais 1.000 novas propriedades e ampliar a gama de ações para nossos produtores rurais assistidos e suas famílias”, afirma.

pube

Dentre as cadeias produtivas assistidas pela ATeG, 57% referem-se à cafeicultura, 22% à bovinocultura de leite e 7% à cacauicultura. Sendo essas as três maiores atividades agropecuárias atendidas pelo Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais no ano de 2024.

Esses números também são impactados pelas culturas mais comuns no estado capixaba. Segundo o censo agropecuário (2023), o maior valor de produção do Espírito Santo vem do café. Enquanto o segundo maior rebanho do estado é de bovinos.

 

Assistência Técnica e Gerencial

A ATeG acompanha o produtor individualmente durante dois anos. Com visitas mensais de quatro horas em cada propriedade, o serviço oferecido gratuitamente tem o foco na gestão, geração de renda e na melhoria de produção, baseado em cinco ações: Diagnóstico produtivo individualizado; Planejamento estratégico; Adequação tecnológica; Capacitação profissional complementar; e Avaliação sistemática de resultados.

A Assistência Técnica e Gerencial do Espírito Santo abrange atualmente a cafeicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, cacauicultura,  fruticultura, pipericultura, piscicultura, apicultura, olericultura, ovinocultura e agroindústria, podendo se expandir para outras cadeias produtivas.

Para ter acesso aos serviços disponibilizados pelo Senar-ES, basta buscar o Sindicato Rural do seu município.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!