Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

2024 foi um ano de muitas conquistas para a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES). Para medir o sucesso do programa que assiste o produtor rural e auxilia no desenvolvimento da propriedade, nada como resumir o período em números.
O ano registra o marco de mais de 100 mil visitas em propriedades, contabilizando desde 2014, quando a ATeG foi implantada no Estado. Ao longo desses 10 anos, 75 municípios capixabas e mais de 6.400 produtores rurais já foram atendidos. Só em 2024, foram quase 20 mil visitas de técnicos de campo.
O gerente técnico do Senar-ES, Murilo Pedroni, comemora os números e fala sobre as expectativas para este ano. “Esses números demonstram que estamos no caminho certo, levando soluções tecnológicas e de gestão. Para 2025 vamos atender mais 1.000 novas propriedades e ampliar a gama de ações para nossos produtores rurais assistidos e suas famílias”, afirma.
Dentre as cadeias produtivas assistidas pela ATeG, 57% referem-se à cafeicultura, 22% à bovinocultura de leite e 7% à cacauicultura. Sendo essas as três maiores atividades agropecuárias atendidas pelo Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais no ano de 2024.
Esses números também são impactados pelas culturas mais comuns no estado capixaba. Segundo o censo agropecuário (2023), o maior valor de produção do Espírito Santo vem do café. Enquanto o segundo maior rebanho do estado é de bovinos.
Assistência Técnica e Gerencial
A ATeG acompanha o produtor individualmente durante dois anos. Com visitas mensais de quatro horas em cada propriedade, o serviço oferecido gratuitamente tem o foco na gestão, geração de renda e na melhoria de produção, baseado em cinco ações: Diagnóstico produtivo individualizado; Planejamento estratégico; Adequação tecnológica; Capacitação profissional complementar; e Avaliação sistemática de resultados.
A Assistência Técnica e Gerencial do Espírito Santo abrange atualmente a cafeicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, cacauicultura, fruticultura, pipericultura, piscicultura, apicultura, olericultura, ovinocultura e agroindústria, podendo se expandir para outras cadeias produtivas.
Para ter acesso aos serviços disponibilizados pelo Senar-ES, basta buscar o Sindicato Rural do seu município.




