Mais lidas 🔥

Produção artesanal
Artesão de Ponto Belo transforma restos de madeira em peças decorativas e funcionais

Operação Declara Agro
Receita Federal aperta fiscalização sobre arrendamentos e acende alerta para produtor

Reforma tributária
Nova reforma tributária muda regras do jogo e exige mais organização dos produtores em 2026

Fé e devoção
Penha Peregrina percorre o Espírito Santo na Festa da Penha 2026; saiba por onde

Mercado do açúcar
Retro 2025: açúcar fecha em queda apesar da redução na oferta

A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo – AVES está coordenando uma consultoria voltada para a atualização do Plano de Contingência dos estabelecimentos avícolas do Estado do Espírito Santo, para Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
A consultoria foi proposta em reunião com associados no mês de agosto e iniciou em setembro envolvendo 29 (vinte e nove) produtores. A partir de agora, eles terão encontros quinzenais com o consultor Bruno Pessamilio, que é médico-veterinário, especialista em Defesa Sanitária Animal.
Para o presidente do Conselho Deliberativo da AVES, Denilson Potratz, a consultoria é fundamental para auxiliar na mitigação de riscos a uma possível entrada da influenza aviária nas granjas comerciais. “Nós precisamos estar atualizados sobre todos os detalhes do Plano de Contingência para que as granjas estejam preparadas em caso de necessidade de enfrentamento das enfermidades, prevenindo, controlando e impedindo sua disseminação”, pontua.
“Entendemos que é de suma importância para a produção avícola do Espírito Santo que os estabelecimentos sejam capazes de lidar com uma situação de emergência sanitária a fim de conter o problema e preservar outros que se encontrem na mesma região”, explica o diretor executivo da AVES, Nélio Hand.
Bruno Pessamilio tem vasta experiência no setor avícola. Trabalhou como sanitarista, responsável técnico e supervisor em granjas de ovos em uma empresa de produção avícola. Foi Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária por 16 anos, chefiando, por 11 anos, a Divisão que gerencia o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).
Atualmente, atua como consultor, treinador e palestrante para empresas e associações de produção animal.




