Assembleia define possível incorporação entre Cooabriel e Coopbac

Assembleia vai apreciar relatório, votar a incorporação e definir os próximos passos das cooperativas

1
Foto: divulgação /Cooabriel

A Cooabriel e a Coopbac realizam, no dia 28 de novembro de 2025, uma Assembleia Geral Extraordinária Conjunta (AGE) que poderá oficializar a incorporação da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré pela Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel. O encontro acontece presencialmente na Área de Eventos da Cooabriel, ao lado do armazém sede, no Córrego São Gabriel, em São Gabriel da Palha. A última convocação para a AGE conjunta está marcada para 10h. O processo de fusão foi iniciado em 2024.

Antes da assembleia conjunta, a Cooabriel realizará uma AGE exclusiva com seus cooperados, às 9h, cuja pauta única é a Reforma Estatutária. As duas convocações refletem a reorganização interna necessária para avançar no processo de fusão, etapa que vem sendo estudada por uma comissão mista formada pelas duas cooperativas.

A partir das 10h, com a instalação da assembleia conjunta, os cooperados das duas instituições irão deliberar sobre dois pontos centrais. O primeiro é a apreciação do Relatório da Comissão Mista, que já terá analisado o processo de incorporação da Coopbac pela Cooabriel. Em seguida, os participantes deverão votar a homologação da incorporação, etapa decisiva para que a fusão seja oficializada.

A convocação é extensiva a todos os cooperados das duas instituições. A direção destaca a importância da participação para assegurar transparência, representatividade e segurança nas decisões que orientarão os próximos passos das cooperativas.

Estudos em 2024

Em 2024, as duas cooperativas concluíram o estudo de viabilidade para uma possível incorporação. Uma comissão mista foi criada para acompanhar as fases de auditoria e levantamento de dados. No entanto, após análise, já em 2025, as diretorias entraram em consenso pela não continuidade do processo de incorporação naquele momento.

Sobre as coops

Fundada em 1963 sob liderança do Padre Simão Civalero, a Cooabriel evoluiu de uma pequena mercearia para uma estrutura completa de apoio à cafeicultura, atendendo desde o plantio até a comercialização. Hoje, possui lojas agropecuárias, unidades de armazenagem, laboratório, jardim clonal, fazenda experimental e indústria de torrefação do Café Guardião. Com foco em qualidade, inovação e sustentabilidade, atua sob o lema “unir para evoluir”. Em 2024, alcançou R$ 2,57 bilhões em faturamento bruto e reuniu 8.173 cooperados, reforçando seu papel estratégico na cafeicultura capixaba.

Fundada em 2005, a Coopbac está situada no maior polo agrícola produtor de pimenta-do-reino do Brasil, com capacidade anual de aproximadamente 65 mil toneladas. A cooperativa possui atuação internacional, com produtos presentes em mais de 30 países e mais de 500 cooperados.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos