Mais lidas 🔥

Pesca artesanal
Pesca com traineiras é proibida no ES após aprovação de lei

Economia e sustentabilidade
Economia circular: pesquisa transforma resíduos de inhame e gengibre em papel e bioplástico

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Mercado de café
Exportações de café caem em volume, mas receita cresce na safra 2025/26

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guarapari, localizada no município de mesmo nome, aprenderam sobre “Hispanidades e Brasilidades”, por meio de produção de vídeos, usando a Inteligência Artificial (IA) com o software Runway. A ferramenta possibilitou aos estudantes legendaram vídeos em Língua Espanhola.
Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades computacionais e ampliar o vocabulário da Língua Espanhola. “Achei uma ideia muito diferente, que desperta nosso interesse em saber mais sobre as lendas hispânicas, além de usar a tecnologia em prol da educação, atraindo todos os alunos a participarem da aula”, afirmou a estudante da 2ª série do Ensino Médio Evellyn Dos Santos.
Segundo o professor Maycon Francisco Miliorini, a Inteligência Artificial (IA) tem feito cada vez mais parte do cotidiano das pessoas, sendo importante para o ambiente escolar. “Fugindo de uma aula tradicionalista, a atividade de criação de vídeos por meio de IA possibilita aos alunos desenvolverem habilidades tecnológicas que serão bastante requeridas futuramente no mercado de trabalho ou na faculdade”, disse o professor.




