Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com o objetivo de incentivar a manutenção dessa relação com o meio rural, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá trazer possibilidades de agricultura sustentável para o público urbano durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Além disso, a produção de alimentos saudáveis por meio de sistemas agroecológicos será apresentada como alternativa de melhoria da qualidade de vida e da saúde.
“Iremos apresentar alguns modelos agrícolas que podem ser utilizados para o desenvolvimento de pequenas hortas, verticais e horizontais, que podem ser implantadas em terraços de residências, quintais e jardins, ou em escolas, visando ao estímulo da produção das olerícolas, plantas medicinais ou condimentares, para ornamentação e consumo. As estruturas podem ser montadas em vasos, floreiras, garrafas pet e caixas plásticas ”, afirmou o pesquisador do Incaper, José Mauro de Sousa Balbino. Ele também disse que, juntamente com as pequenas hortas, serão demonstradas formas de produção de substratos, como composto orgânico e húmus.
Os visitantes do estande de Agroecologia e Olericultura do Incaper também terão acesso a sistemas de produção agroecológicos, que consistem no cultivo consorciado de culturas alimentares, hortaliças, árvores fruteiras e plantas nativas e sua interação com animais. “Esse sistema de produção adota uma matriz tecnológica ética, transparente e comprometida com o saber e com a realidade do agricultor e de sua família e com a produção de alimentos sadios. A agroecologia é uma agricultura inteligente e para vida ”, afirmou o coordenador de Agroecologia do Incaper, Adolfo Bras Sunderhus.
Ele disse que é de fundamental importância que os consumidores urbanos conheçam a maneira como os agricultores trabalham a produção de alimentos saudáveis. “A agroecologia consiste em um conjunto de práticas sustentáveis que beneficiam o meio ambiente, as famílias produtoras e consumidoras. O incentivo e a valorização desse tipo de produção são essenciais para a saúde da humanidade, o que demonstra que a agroecologia é uma tecnologia mais do que necessária nos dias de hoje ”, afirmou Adolfo.
Outra atração desse estande é a produção de hortaliças em um sistema hidropônico para pequena escala. Além de uma alternativa para a produção, esse sistema visa à demonstração de princípios de química e emprego de conhecimentos de biologia na agricultura.
Fonte: Incaper





