Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Criada em 2015, no auge da maior crise hídrica vivida no Espírito Santo, a Associação Agricultura Forte comemorou no último sábado, dia 29, 10 anos de fundação. O evento que marcou a data aconteceu juntamente com a festa e a Assembleia Anual de prestação de contas da entidade.
A secretária executiva da Agricultura Forte, Fernanda Marin Permanhane, fez um breve relato sobre como tudo começou. Fernanda lembra que, “motivados pela questão hídrica da época e os seus impactos para os produtores, como a perda de produção, endividamento e dificuldades de honrar os compromissos com os bancos, um grupo de 20 produtores se reuniu para debater a situação”, relata a secretária.
Fernanda disse ainda que no começo, o principal objetivo era discutir e resolver questões relacionadas as condições hídricas e dos endividamentos. “Criamos um grupo no WhatsApp e um produtor foi chamando outro. O grupo era pequeno, mas era diferente. Além dos produtores estavam neste grupo deputados federais e estaduais, secretário de Agricultura e outras autoridades, todos com o mesmo objetivo, e virou um movimento”.

De lá para cá muita coisa avançou. Resolução de renegociações com bancos, liberação de barragens e o recém-lançado programa de financiamentos de barragens anunciado pelo Governo no Estado na última quinta-feira, 27, são frutos do empenho da Associação. Em sua fala, Renato Bianchini, presidente da Agricultura Forte, ressaltou as conquistas e a importância da parceria com o setor público.
“Somos uma associação de representantes de classe que defende os produtores e dialoga com os entes políticos em busca de solução para as demandas do setor. Sempre tivemos um diálogo muito fácil e bom com as autoridades, e assim vamos continuar, para que possamos ter tranquilidade em questões que para nós são muito importantes como segurança hídrica, segurança jurídica no campo e invasões de terra“.
O presidente destacou ainda os desafios a serem superados. “Já conquistamos muitas coisas, mas ainda temos muito para avançar, os desafios são grandes. Precisamos fortalecer a infraestrutura no campo, resolver a situação da falta de energia elétrica, melhorar a internet, a duplicação da BR 101, simplificar e desburocratizar processos, são alguns exemplos”.
O governador em exercício, Ricardo Ferraço, participou da abertura da Assembleia e reforçou o apoio do Governo do Estado aos projetos e demandas da Associação.
“Hoje não estamos aqui comemorando apenas o aniversário da Associação, estamos celebrando uma trajetória de luta, uma história de 10 anos da Agricultura Forte em benefício dos produtores e a parceria que temos desde sempre, Governo e Associação. Falar da convergência dos valores que temos e da agenda de pautas da Agricultura Forte, que nos empenhamos em solucionar. Parabéns a diretoria, parabéns a Associação, que vocês sigam motivados e estimulados nessa luta”, disse Ferraço.
O evento reuniu produtores de vários municípios, autoridades, representantes de entidade ligadas ao agro e instituições financeiras.
Agricultura Forte:
A Associação Agricultura Forte une produtores, empresários e profissionais do setor agrícola capixaba com o propósito de fortalecer e valorizar o agro, estabelecer estratégias para solucionar gargalos e superar desafios, gerando resultados efetivos para todo o segmento e sociedade.
A Associação conta com mais de mil associados, direta e indiretamente, se considerados os representantes de cada empresa agrícola associada e as famílias dos produtores.





