Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Agricultores familiares do município de Brejetuba, na Região Serrana do estado, foram os beneficiados com a mais recente etapa de entrega de mudas do projeto Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa (Ales).
Em um evento realizado na manhã desta quinta-feira (6), cerca de 80 produtores familiares cadastrados no projeto receberam mudas de abacate, maracujá e uva. Em um segundo momento ainda será feita a entrega de mudas de laranjas e tangerina na região, totalizando cerca de 14 mil mudas das culturas doadas ao município.
“Tradicionalmente, Brejetuba trabalha muito o café, o abacate também tem força no município, mas o nosso objetivo é trabalhar a diversificação, por isso também estamos apostando no maracujá, uva, laranja e tangerina”, explicou Douglas Gasparetto, coordenador técnico do projeto Arranjos Produtivos.
Um dos beneficiados foi o produtor rural Wellington Rebossi, que já produz café e morango. “Meu foco é fortalecer o meu trabalho com agroturismo, por isso estou recebendo mudas de uva. A previsão é para que daqui dois anos eu tenha um ótimo espaço para receber os visitantes para fazer colheitas”, explica o agricultor familiar.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), participou do evento e destacou a contribuição do projeto para a agricultura familiar do estado.
“O principal ativo desse projeto é o conhecimento. Se você tiver mais conhecimento, você vai gastar menos tempo, menos esforço, e vai ter uma produção maior e de mais qualidade. Assim é no café, assim é na uva, assim é no morango, assim é no abacate, assim é em qualquer outro tipo de produção. E o nosso papel, além do conhecimento, é a diversificação”, disse o presidente da Ales.
Além do presidente da Ales, também participaram da entrega a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga; e o prefeito de Brejetuba, Levi da Mercedinha (PDT).
Apoio à agricultura familiar
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. Com entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo, o projeto atendeu mais de 20 mil agricultores familiares até agora. Já foram entregues, por exemplo, mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola, café e maracujá.
Além das mudas, os agricultores familiares recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, o cultivo e a colheita aconteçam da melhor forma.




