pube
Geral

Ação apreende armas, armadilhas de pesca, alçapões e redes de pesca

por Assessoria de Comunicação do Iema

em 21/03/2025 às 4h58

2 min de leitura

Ação apreende armas, armadilhas de pesca, alçapões e redes de pesca

Foto: divulgação Iema

A equipe de fiscalização das Unidades de Conservação (UCs) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou ações no entorno do Monumento Natural Serra das Torres (Monast), com o objetivo de coibir práticas prejudiciais ao meio ambiente. Realizado na última semana, as equipes contaram com o apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental para atuar em situações de apreensão e sensibilização ambiental.

pube

Durante a operação, foram lavrados seis autos de infração relacionados à caça de animais silvestres, manutenção irregular de aves em cativeiro e indícios de parcelamento irregular do solo. Entre os materiais apreendidos estavam armas, armadilhas de caça, alçapões, redes de pesca e cartuchos deflagrados. Além disso, 19 aves foram resgatadas, sendo cinco delas pertencentes a espécies ameaçadas de extinção, conforme o Decreto Estadual nº 5.237-R, de 25 de novembro de 2022.

O agente ambiental do Iema, Rildo de Oliveira, destacou a importância da proteção dessas áreas. “As UCs são refúgios fundamentais para a biodiversidade no Espírito Santo, mas têm sido impactadas por diversas atividades prejudiciais em seu entorno. Por isso, ações de fiscalização são essenciais para garantir a preservação desses ecossistemas”, afirmou.

Denúncias podem ser realizadas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital, na seção “Denúncias” do site do Instituto.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!