Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A equipe de fiscalização das Unidades de Conservação (UCs) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou ações no entorno do Monumento Natural Serra das Torres (Monast), com o objetivo de coibir práticas prejudiciais ao meio ambiente. Realizado na última semana, as equipes contaram com o apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental para atuar em situações de apreensão e sensibilização ambiental.
Durante a operação, foram lavrados seis autos de infração relacionados à caça de animais silvestres, manutenção irregular de aves em cativeiro e indícios de parcelamento irregular do solo. Entre os materiais apreendidos estavam armas, armadilhas de caça, alçapões, redes de pesca e cartuchos deflagrados. Além disso, 19 aves foram resgatadas, sendo cinco delas pertencentes a espécies ameaçadas de extinção, conforme o Decreto Estadual nº 5.237-R, de 25 de novembro de 2022.
O agente ambiental do Iema, Rildo de Oliveira, destacou a importância da proteção dessas áreas. “As UCs são refúgios fundamentais para a biodiversidade no Espírito Santo, mas têm sido impactadas por diversas atividades prejudiciais em seu entorno. Por isso, ações de fiscalização são essenciais para garantir a preservação desses ecossistemas”, afirmou.
Denúncias podem ser realizadas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital, na seção “Denúncias” do site do Instituto.




