“”64% dos produtores das principais culturas (soja, cana, milho, café, algodão, arroz, laranja, trigo, gado de corte e de leite) estão vinculados a cooperativas do ramo agropecuário ”. O dado foi apresentado pelo presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas.
Ele aponta pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Sistema OCB, por meio do Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro) e do perfil do produtor agropecuário. A entidade representa 1,6 mil cooperativas do setor agropecuário, com mais de um milhão de cooperados, um faturamento que supera a marca dos R$ 100 bilhões e com mais de 10% da participação do PIB (Produto Interno Bruto) do Agronegócio.
Para Freitas, é importante ressaltar que todo o resultado é voltado ao cooperado: “Por isso, as cooperativas possuem estratégias de longo prazo, perpetuação e persistência, mesmo atuando em mercados muito voláteis, diferente dos empreendimentos voltados ao investidor, que buscam prioritariamente retornos financeiros. ”
A OCB destaca que são 164,3 mil empregos gerados, sendo que o Sudeste é a região com maior número de cooperativas: 428, e o Sul é a região com maior número cooperados (496,9 mil) e empregos (113,5 mil). Segundo a entidade, as 20 maiores cooperativas apresentam R$ 60 bilhões em faturamento, atuação em 8 estados e no Paraguai, investiram mais de 2,6 bilhões no último ano para um crescimento médio (em faturamento) de 15% no último período.
,Fonte: ,Agrolink ,, por Leonardo Gottems
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos