Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino


Até o final deste mês começa a colheita da primeira safra da goiaba no Polo Baixo São Rafael, em Linhares. E játem mercado garantido para compra da fruta. A primeira remessa será vendida comercializada com um supermercado do bairro Três Barras, onde os clientes poderãoencontrar a frutain natura ou na forma depolpa, suco 100% natural e geleia.
O produtor Sandro Bruyn será um dos primeirosa colher e está na expectativa para comercialização da goiaba. Ao todo são cultivadas no Programa Municipal de Fruticultura de Linhares 6.325 plantas em 10 hectares, atendendo a 23 produtores.
“É muito bom saber que estou no início da colheita e já tem comprador interessado no produto, isso me deixa mais animado. Estou muito satisfeito com a goiaba que é uma fruta boa pra trabalhar. Tenho intenção de plantar mais um pouco, até porque o café tem época que não está bom de preço. Sempre tive vontade de plantar e o programa me deu esse apoio e, inclusive, uma vez por mês recebo assistência aqui ”, disse o produtor do Assentamento Humaitá.
O coordenador do Oriundi Supermercados, Julio Cesar Coelho Delaia, disse que o estabelecimento vai demandar uma média semanal de cerca de 300 quilos da fruta, inicialmente.
“Vamos adquirir a goiaba para beneficiamento, transformando em suco 100% natural, polpa e geleia, além da venda in natura. Estamos remodelando nossas salas de preparação para num futuro bem próximo trabalhamos com outros mix de produtos como o açaí e a uva ”, explicou.
O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que a projeção estimada pelo Programa Municipal de Fruticultura é colher aproximadamente 190 toneladas na primeira safra, prevista para o período de abril a novembro deste ano.
“Em pouco mais de um ano do plantio já temos goiaba produzindo e estabelecimentos interessados na aquisição das frutas. Desde o início da implantação dos polos buscamos aproximar os mercados dos produtores para efetivar parcerias e atrair novos mercados e, também, para que chegue à mesa do consumidor e saboreie o fruto produzido em solo linharense ”, pontuou o secretário, ressaltando que a Prefeitura já trabalha a possibilidade de fornecimento da goiaba do Polo para a Merenda Escolar.

O secretário explicou, ainda, que no Polo Baixo São Rafael a estratégia adotada nos plantios foi a poda de produção escalonada e dividida em duplas de produtores, para que haja a produção dos frutos e geração de renda durante todo o ano.
Para oprefeito de Linhares, Guerino Zanon,o Programa Municipal de Fruticultura tem um olhar diferenciado para as pequenas porções de terras nas propriedades e se tornou referência no Espírito Santo. “A fruticultura é um segmento promissor, com grande potencial, e o município possui condições climáticas favoráveis à produção de frutas. Temos caminhado a passos largos para fomentar a agricultura local. Muito nos orgulha os frutos que temos colhido nesse programa que é ainda é jovem, mas já mostra que veio para diversificar as alternativas de renda do produtor e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado ”, disse.
Programa de Fruticultura
O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão, Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva, Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba, Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão, no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.




