Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino
As atividades foram conduzidas pelos extensionistas dos escritórios locais do Incaper em Guarapari e Piúma Cássio Vinícius de Souza e Vanderli Miranda.
O escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Cariacica, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Cariacica (SEMAP), realizou, na Comunidade de Boa Vista, uma palestra com foco no cultivo da acerola, além da demonstração de método de poda. Aproximadamente 20 agricultores participaram do encontro.
As atividades foram conduzidas pelos extensionistas dos escritórios locais do Incaper em Guarapari e Piúma Cássio Vinícius de Souza e Vanderli Miranda. A atividade foi dividida em uma parte teórica, que abordou os aspectos gerais a serem considerados no cultivo da acerola, como clima ideal, variedades, adubação e controle de pragas e doenças. E a segunda parte foi realizada no campo, na propriedade do agricultor José de Anchieta Montovanelli, e consistiu de uma demonstração de método sobre a poda da acerola, demonstrando in loco os aspectos importantes a serem considerados. Depois, os agricultores foram convidados a podarem outras aceroleiras da propriedade, como forma de praticar o aprendizado.
Para o extensionista Haroldo Mascarenhas da Silva, a atividade foi importante para o município pelo incentivo à diversificação da fruticultura. “Por o município possuir uma cultura predominante no cultivo da banana, o evento contribui para a introdução de uma nova cultura agrícola. Uma vez que existem diversas opções de mercados na Região Metropolitana da Grande Vitória, como agroindústrias, pelas Centrais de abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) e feiras livres ”, ressaltou Haroldo.
O evento teve a parceria e apoio da empresa Polpa de Frutas Moxuara.
fonte: INCAPER ES





