Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Os preços dos mamões formosa e havaí apresentaram comportamentos distintos no encerramento de julho. Dados do Hortifrúti/Cepea indicam que, enquanto o havaí registrou valorização de 6% no Norte do Espírito Santo, o formosa teve queda acentuada de 38% no Sul da Bahia nas últimas duas semanas.
Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, o mamão havaí 12-18 foi comercializado a R$ 1,30/kg. Apesar de um leve aumento na oferta na região capixaba, a menor disponibilidade dessa variedade em relação ao formosa sustentou a elevação dos preços.
Já o mamão formosa, que vinha em trajetória de alta por mais de dois meses, teve forte recuo. A fruta foi vendida a R$ 2,31/kg no Sul da Bahia. A queda está relacionada à maior oferta no mercado interno, o que freou novas valorizações. Outro fator que influenciou foi a qualidade inferior de parte da produção, afetada por doenças como antracnose e mancha chocolate, o que ampliou a pressão sobre os preços.
Para a próxima semana, mesmo com a expectativa de aumento na demanda devido à virada do mês, a previsão de tempo firme deve favorecer o crescimento da oferta, podendo limitar eventuais altas nas cotações, especialmente do mamão formosa.




