Exportação

Exportações de mamão recuam em novembro

por Assessoria de imprensa Cepea

em 07/12/2020 às 20h09

2 min de leitura

Foto: Sistema CNA – Wenderson Araujo

Em novembro, asexportações brasileiras de mamãorecuaram 8% frente ao mês anterior, totalizando apenas 3,60 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Segundo agentes, o ocorrido pode ter sido influenciado pela redução da oferta nas principais regiões produtoras &ndash, o que aumentou os preços no mercado interno &ndash, e pelos problemas de qualidade, decorrentes do maior volume de chuvas no período.

Considerando-se os dados da parcial do ano (janeiro a novembro de 2020), a quantidade exportada de mamão foi de 39,27 mil toneladas, queda de apenas 2% frente à do mesmo período de 2019, ainda segundo a Secex. Já a receita, em dólar, caiu um pouco mais, 12%, na mesma comparação, somando US$ 37,9 milhões (FOB). A Europa permaneceu como oprincipal destino da fruta, sendo responsável pela importação de cerca de 89% desse total.

Vale lembrar que, nosmeses mais críticos da pandemia da covid-19, as exportações brasileiras de mamão foram fortementeafetadas pela restrição da frota aérea&ndash, principal via utilizada. Apesar darecuperação dos embarques nos últimos meses, agora, umasegunda ondada doença na Europa tem preocupado agentes, visto que podemimpactar negativamente, sobretudo na logística aérea.

Fonte:hfbrasil.org.br e Secex

Exit mobile version