Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Rio Coffee Nation, evento mais descolado de cafés especiais do Brasil, está de volta ao Rio de Janeiro. Em sua 4ª edição, será realizado em novo local, no Píer Mauá | Armazém 1B, nos dias 20, 21 e 22 de outubro. Comandado por Martina Barth d’Avila, executiva de marketing e comunicação com mais de 25 anos de experiência fora do Brasil, o encontro tem como objetivo transformar a Cidade Maravilhosa na capital dos grãos especiais.
Durante os três dias, mais de 50 produtores de diversas regiões do país estarão reunidos com o objetivo de estimular a profissionalização e a cultura desse mercado, além de apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar, unindo os experts aos amantes da bebida.
Na pauta, a importância da sustentabilidade, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do know-how brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração (soft, espresso, filtrado…) e degustações. Com o dobro de espaço em relação aos outros anos, o evento terá uma grande área interna com módulos e duas ilhas com 30 balcões individuais cada, salas de competição e de cursos, auditório “Coffee talks”, Laboratório de cupping (degustação de cafés) em parceria com Minas Gerais e copa de apoio.
Sem contar a parte externa, com palco receitas, foodtrucks, praça com mesas e bancos e, para abrilhantar, uma vista de tirar o fôlego, com a Baía da Guanabara e o Museu do Amanhã completando o cenário.
A 4ª edição do encontro chega com novidades: novos cursos, oficinas e workshops com certificados e uma competição inédita de melhor barista do Rio Coffee Nation.
Para quem gosta de música, a programação também incluirá um Happy Hour com Bossa Nova ao vivo, nos dias 20 e 21 de outubro, com direito a drinques à base de café, outra atração à parte. Além disso, alguns convidados ilustres estarão presentes como o Veda Viraswami, diretor e torrefação chef do Le Café Alain Ducasse; o campeão francês de mixologia, Carlos José Alves Ramos – Champion de France Coffee in Good Spitits 2018, que apresentará no palco receitas de incríveis coquetéis com a bebida e Mohamed, Le Meilleur Pâtissier: chef pâtissier francês que dará uma oficina de 1h30 hora para um Cookie gigante de café e avelã.

Outro diferencial que o RCN carrega consigo em todas as edições é o compromisso com a sustentabilidade, assunto cada vez mais importante nos dias de hoje. Entre as ações sustentáveis estão: prática de lixo zero e reciclagem; acesso por ingresso eletrônico ou app, para evitar o uso de papel; utensílios como copos, talheres e pratos feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis; reaproveitamento de mobílias, como o fundo de palco e as cadeiras do auditório e os estandes e balcões em pallets; e a energia da praça de alimentação fornecida por painéis solares.
Além disso, o evento possui Certificado de Compensação de Carbono outorgado pela Verified Carbon Standard, entidade sediada em Washington, EUA. Assim, todo o carbono produzido será convertido em ações ambientais em prol do projeto Envira Amazônia, que protege 39.000 hectares de Floresta Amazônica junto a cidade de Feijó, no estado do Acre.
Tendo como um de seus pilares a contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o Rio Coffee Nation 2023 contará com a participação de seis integrantes do Projeto Rio incluiu, projeto social voltado para pessoas com deficiência física, e terá parte da venda dos ingressos revertida para a Guarda Mirim de Angra responsável por dar uma educação de preservação ambiental à adolescentes da rede público de ensino da Ilha Grande.
É importante ressaltar que o RCN também atravessou fronteiras, marcando presença pelo 4º ano no Paris Coffee Show, que há 35 anos atrai profissionais do segmento da bebida, e foi realizado entre os dias 09 e 11 de setembro deste ano.
Organizado pelo Collectif Café, instituição que representa mais de 600 profissionais do segmento como torrefadores, cafeterias e compradores, o Brasil, que em 2022 foi escolhido como o país homenageado, ganhou destaque especial, uma vez que era possível encontrar um grande painel da Cidade Maravilhosa.
O Rio Coffee Nation 2023 contará com:
– Cafezal: espaços de expositores;
– Coffee Talks: auditório com palestra e workshops;
– Palco Coffee Experience: apresentações de baristas e chefs, com muitas receitas e métodos de preparo;
– Atelier Coffee Lovers: aulas guiadas de degustações de cafés e receitas (sob inscrição, vagas limitadas);
– Oficinas Cafeinados: cursos e workshops profissionais, com certificados em parceria com Sebrae, Abic e Senac (sob inscrição, vagas limitadas);
– Espresso: 4ª Competição de “Melhor café torrado para Espresso”;
– Armazém: loja com produtos da marca como xícaras, aventais, camisetas, biscoitos e utensílios;
– Slow: praça de alimentação e de picnic, com food trucks e happy hour com música ao vivo
– Happy hour do café, com música brasileira ao vivo com Mauricio Pessoa e Rodrigo Sha
Para conferir a programação completa: riocoffeenation.com




