Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O tradicional queijo gigante de Itaici, promete chamar a atenção na Feira dos Municípios como um dos atrativos de Muniz Freire, também conhecida como “Cidade Amizade”. O queijo, que na última edição da Festa do Leite e do Queijo de Itaici, em junho desse ano, chegou a 800 kg, será apresentado em uma versão menor, de cerca de 100kg. Ele será servido nesta quinta-feira, às 17h, na área de eventos da Feira dos Municípios 2023, logo depois da abertura oficial da feira, marcada para 14h.
O queijo gigante será desenformado na frente de todos, cortado e servido puro ou acompanhado de doce de mamão cremoso, como manda a tradição local. O doce de mamão é preparado pelas mulheres da comunidade.
“A ideia do queijo gigante surgiu há nove anos, dentro da própria comunidade e, desde então, só vem crescendo. Como Itaici é a maior bacia leiteira de Muniz Freire, nada melhor para representar o distrito que o queijo gigante da Festa do Leite e do Queijo de Itaici”, explica o secretário de Desporto, Cultura e Turismo de Muniz Freire, Mário Spadetti.
Por questão de logística, o queijo que será degustado na Feira dos Municípios sairá pronto de Muniz Freire, em um caminhão refrigerado. Totalmente artesanal, o queijo é preparado por moradores da comunidade que contam com o suporte dos profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, para garantir que a produção seja feita dentro das normas da Vigilância Sanitária.
Mais novidades
Além do queijo gigante de Itaici, a cultura de Muniz Freire será representada na Feira dos Municípios com a apresentação da “A história de Boi Azulão e Sinhazinha”. Trata-se de uma versão local e original, do tradicional Bumba meu boi. A apresentação será no sábado (02), às 15h, na área de eventos.
Estande
Já no estande de Muniz Freire, que ficará no setor destinado à região do Caparaó, os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história, cultura, agronegócio e gastronomia do município, que é cheio de belezas naturais e histórias pitorescas.
Com cerca de 600 km², Muniz Freire é terra fértil para a produção de cafés especiais, em sua maioria produzido pela agricultura familiar e negociado para grandes cafeterias e compradores internacionais. E é esse café que os visitantes poderão saborear e levar para casa, visitando o estande do município.
Bumba meu boi: “A bela história de Boi Azulão e Sinhazinha”
A apresentação do Boi Azulão, de Muniz Freire, aborda o ato final da trama ligada à lenda Chico e Catirina, casal de escravizados que mata o animal favorito do “senhor” para satisfazer um desejo de gravida por comer língua de boi.
Sem ninguém saber, e com medo que o filho nascesse com cara de língua de boi, “pai” Chico sacrifica o animal para satisfazer o desejo da esposa, Catirina, de comer língua de boi. Jurado de morte pelo senhor da fazenda quando a história é descoberta, Chico só escaparia do fatídico destino se ressuscitasse Azulão. Com a “reza” de pajés e curandeiros da região, o majestoso boi volta à vida.
É nesse momento da história, até agora de medo e opressão, que surge a figura da Sinhazinha. Joia mais preciosa da família, foi mandada para a Europa, de onde deveria retornar uma verdadeira dama. O boi, o maior e mais imponente de todo o Caparaó, era um presente do pai para ela. Com seu vestido rodado e cercada de mimos, Sinhazinha se encanta com a figura do Boi Azulão ressuscitado e sai a dançar e cantar com ele.
Encantados com a sintonia entre figuras tão distintas e contagiados pela alegria da moça que abandona de vez os “os modos europeus” e declara nunca ter se esquecido de sua terra natal, todos se juntam a ela em uma grande festa que se espalha por toda a região.
A celebração que se desencadeia após a interação entre a sinhazinha e o Boi Azulão destaca a capacidade de eventos inesperados para unir pessoas de diferentes origens e classes sociais. Uma representação simbólica da força das tradições culturais compartilhadas e da importância de valorizar a herança cultural e a identidade própria.
Serviço:
Feira dos Municípios 2023 (31/08 a 03/09)
Local: Pavilhão de Carapina, Serra
Apresentações de Muniz Freire:
Quinta-feira (31/08) – área de eventos do pavilhão
17h – Apresentação do Queijo gigante de Itaici na área de eventos do Pavilhão
Sábado (02/09) – área de eventos do pavilhão
15h – Bumba meu boi: “A bela história de Boi Azulão e Sinhazinha”




