Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Maior produtor capixaba, considerado a Capital Estadual do Juçara, Rio Novo do Sul sediará nos dias 13, 14 e 15 de maio a primeira Festa da Palmeira Juçara. Na programação estão shows musicais, aula show com chefes de cozinha, concurso para escolha da Garota Juçara, oficinas, caminhada, plantio de mudas e claro, muitos pratos feitos com o produto para degustação. O evento será na praça Áureo Viana no Centro de Rio Novo.
A extensionista do escritório local do Instituto Capixaba e Pesquisa e extensão Rural (Incaper) de Rio Novo do Sul, Hanny Slany Pereira, diz que um dos objetivos do evento é mostrar as potencialidades do produto e fortalecer a cadeia produtiva. “Muitos produtores não sabem das possibilidades da palmeira Juçara, e um dos objetivos da festa é justamente esse, mostrar que pode ser uma fonte de renda, suas potencialidades, fortalecer a cadeia produtiva e inserir os produtos derivados da polpa no mercado”.
Hanny disse ainda que, além de gerar renda e trabalhar a preservação do meio ambiente, a palmeira pode impulsionar também o agroturismo com a criação de rotas turísticas.
A festa é uma parceria da prefeitura de Rio Novo, Incaper e Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo (Idaf).
1º Caminhada Rota da Juçara
Como parte da programação dos festejos no dia 07 de maio acontecerá a 1ª Caminhada Rota da Juçara. A saída será às 5h30 no pátio do Salão Paroquial da Igreja Católica de Rio Novo do Sul. Serão 8 km de caminhada de nível médio, passando pelas agroindústrias Açaí Juçara e Bonaloti, com o término na gruta “Boca do inferno”.
Durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de plantar mudas da palmeira juçara, como o marco do início da rota.
Sobre a palmeira juçara
A palmeira juçara é uma espécie nativa da Mata Atlântica, que, no passado, foi explorada para extração do palmito e, por isso, entrou para a lista de ameaçadas de extinção. Porém, a juçara também gera frutos, dos quais se produzem polpa semelhante ao açaí.





