Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Entre os dias 26 e 28 de julho, o município de Itarana comemora a Semana da Agricultura Familiar, com encontros e palestras técnicas, além de apresentações culturais e orientações sobre crédito rural. Os três dias de evento serão realizados no auditório da Igreja Matriz, no centro da cidade, sempre a partir das 08h30.
Os três dias terão programações com palestras técnicas que envolvem diversas cadeias produtivas, adotadas por agricultores familiares de Itarana, entre elas, plantio, colheita, manejo de pragas e doenças para cafés, cacau, abacate, banana, mais detalhes sobre a eficiência de novos fertilizantes, educação financeira no campo, linhas de crédito agrícola, entre outros temas relevantes para a agricultura familiar local.
O cenário da agropecuária, o município de Itarana destaca-se pela diversificação, sendo a principal atividade o cultivo de Café Arábica nas áreas altas e frias. As demais atividades importantes são café conilon, banana, inhame, feijão, milho, olericultura, goiaba, limão e pecuária de leite voltada para a produção de queijo.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itarana conta atualmente 1.221 propriedades rurais, sendo que 55% destas com até 10 hectares. Segundo informações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) para os anos de 2020 a 2023, a mão de obra do município é predominantemente de base familiar com 91,72% e 8,28% não familiar, com um número grande de parceiros agrícolas.
O extensionista e coordenador do escritório local do Incaper em Itarana, Sérgio Luiz Gaiba Batista, contou que a equipe local atua com os agricultores nas mais diversas atividades e oportunidades.
“Durante alguns anos, observamos a diminuição da mão de obra no campo e isso se deu por vários fatores. Em contrapartida, o produtor rural de Itarana vem buscando alternativas para substituir esse déficit como, por exemplo, a presença cada vez maior de escavadeira hidráulica na preparação das áreas de plantio, o uso de drones nas pulverizações e a substituição de algumas ferramentas manuais que demandam um número maior de mão de obra por equipamentos motorizados. Portanto, lançam mão de manejo e tecnologias que facilitam a colheita como forma de atrair mão de obra, entre outas ações, com intuito de manter e atraí-la em um momento de escassez”, disse.
“A nossa ideia é transformar essa semana em um evento continuo e para isso será criado um projeto de lei que assegure a continuidade desse evento mesmo em outras gestões de prefeitos e vereadores”, lembra Batista.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Incaper local, também sob os cuidados do extensionista César Santos Carvalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itarana.
A Semana da Agricultura Familiar em Itarana conta com os apoios: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Sindicato Rural de Itarana, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Capil, Nater Coop, Sicoob, Banestes, Campo Fértil e Banco do Brasil.
As inscrições podem ser feitas pelos telefones: (27) 37204626 ou final 4630, ou pelos e-mails: incaper@incaper.es.gov.br ou semama@Itarana.es.gov.br
Serviço
26/07/23 (quarta-feira)
08h30: Cacau – do plantio à colheita – Lucas Calazans Santos, Eng. Agrônomo e Agente de Extensão e Desenvolvimento Rural/Incaper.
09h30 – Programa de Sustentabilidade para a cadeia do Cacau – Mayara Franzin – Supervisora Agrícola da Nestlé Cocoa Plan; Victor Paiva Costa – Gerente de Compras da Barry Callebaut Brasil.
13h – Demonstração de método: Poda de formação do cacaueiro – na Propriedade do Ivan Covre.
27/07/23 (quinta-feira)
08h30 – Diagnose e Manejo de Doenças da Bananeira – Enilton N. Santana – D.Sc. Fitopatologia Pesquisador do Incaper CPDI-Norte
09h30 – Abacate: Do plantio à colheita – Maurício José Fornazier – D.Sc. Entomologia e Alberto Falqueto, produtor e exportador de abacate.
10h30 – Novos Fertilizantes: Eficiência e Viabilidade – André Guarçoni/ D.Sc. Solos e Nutrição de Plantas – Pesquisador Incaper- CPDI-Sul.
28/07/23 (sexta-feira)
8h30 – Abertura com a Fala das Autoridades presentes.
09h – Manejo das Principais Pragas do Cafeeiro – Renan Batista Queiroz – D.Sc. Entomologia e pesquisador Incaper- CPDI-Norte.
10h – Educação Financeira no Campo e Rodada de crédito junto aos agentes financeiros – Isaudino Paucieri – SEBRAE.
11h – Assinatura de contratos de crédito agrícola.
15h – Apresentações culturais.
15h às 20h – Parque infantil.
18h – Show musical.




