Mais lidas 🔥

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

O setor de apicultura tem crescido cada vez mais no Espírito Santo. Das 243 espécies de abelha sem ferrão registradas até o momento em todo o país, cerca de 40 já aparecem em terras capixabas, conforme indicam as informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O destaque da produção capixaba é da uruçu capixaba, localizada principalmente nas montanhas do Estado. A atividade contribui para a preservação do ambiente e garante uma fonte de renda para cerca de 250 apicultores.
Parte deles estará presente na Feira Sabores da Terra, que reúne produtores de todo o Espírito Santo para expor os mais variados e inéditos tipos de mel, como os de pimenta e de macadâmia. A entrada é gratuita para o público e garante belezas, produtos artesanais e muito sabor capixaba entre os dias 7 e 10 de abril na Praça do Papa, em Vitória.
Para Ademir Dadalto, organizador do evento, o tamanho do Espírito Santo facilita a diversidade de produção de alimentos, inclusive a do mel. “A Feira Sabores da Terra quer evidenciar a qualidade e a variedade de produtos do nosso Estado. Esse contato entre produtores e consumidores é importante para estabelecer vínculos, explicar como produzem determinado mel, além de oportunizar uma seleção especial de produtos naturais para degustação dos visitantes”, comenta.
Novidades em 2022
Neste ano, a Feira Sabores da Terra traz, além da grande variedade de mel, novidades como o Espaço Cidade Solidária, destinado à valorização da economia solidária. Porém, este não será o único estande do evento. Outros produtores estarão presentes para expor e vender flores e plantas de diversas espécies; bebidas artesanais, como vinhos e licores; cafés de qualidade e destaque no cenário espírito-santense; pratos típicos do interior capixaba e artesanatos, que apresentam mais sobre a cultura do Espírito Santo.
Protocolo de segurança da Feira
Diante do contexto pandêmico do Estado, o evento disponibilizará pias para lavagem das mãos e estações com disposição de álcool gel. Além disso, para visitar o evento, é obrigatório o uso adequado das máscaras. Nos dias de realização da Feira, uma enfermeira passeará pelos corredores, para auxiliar no cuidado com os protocolos de segurança adotados.
Serviço:
A Feira Sabores da Terra é gratuita e acontece de 7 a 10 de abril, na Praça do Papa, em Vitória.
Horários:
Quinta e Sexta (7 e 8 de abril), das 16h às 22h
Sábado (9 de abril), das 10h às 22h
Domingo (10 de abril), das 10h às 18h




