Mais lidas 🔥

Venda Nova do Imigrante
Festa da Polenta não será realizada este ano

Ventos costeiros
Inmet emite aviso de vendaval para 31 cidades do Espírito Santo; veja os municípios em alerta

Alfredo Chaves
Alfredo Rural: destaca cultivo de caqui e batata-baroa

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 11 de maio

Cultura e tradição
Entrada gratuita: Expo Gengibre 2026 começa nesta sexta no ES

Produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes e demais interessados no cultivo do cacau terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos por meio da Capacitação Técnica sobre a Cultura do Cacaueiro, que será realizada de forma totalmente on-line entre os meses de agosto e setembro de 2025.
A programação tem início no dia 7 de agosto, às 19 horas, com transmissão pelo canal do Incaper TV no YouTube (https://www.youtube.com/@Incapertv), e conta com especialistas de instituições como Incaper, Ceplac, FAESA e F1rst Agbiotech. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link: https://forms.gle/poEn3JAD7axcfJwv8.
O projeto é fruto da iniciativa DI 004/2022 Seag/Fapes – Banco de Projetos Fase III, e busca ampliar o acesso ao conhecimento técnico-científico sobre a cadeia produtiva do cacau, da lavoura ao beneficiamento.
Confira a programação completa:
07/08 – Diagnose e Manejo das Doenças do Cacaueiro
Enilton Nascimento de Santana – Doutor em Fitopatologia, responsável pelo Laboratório de Fitopatologia do CPDI Norte Linhares e pesquisador do Incaper.
14/08 – Muito Além do Chocolate: Potencialidades do Cacau em Diversas Atividades
Jozyellen Nunes da Costa – Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, extensionista do Incaper.
20/08 – Identificação e Manejo das Principais Pragas do Cacaueiro
Renan Batista Queiroz – Doutor em Entomologia, professor da FAESA e especialista em desenvolvimento de mercado na F1rst Agbiotech.
28/08 – Correção do Solo e Adubação para a Cultura do Cacau
André Guarçoni – Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, pesquisador do Incaper.
04/09 – Beneficiamento das Amêndoas do Cacau
Álvaro Candido da Silva – Especialista em Extensão Rural, técnico agrícola da Ceplac.




