Ufes inicia atividades em novo laboratório de São Mateus

O laboratório de análise de resíduos químicos do Centro Universitário Norte (Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo, em São Mateus, já está em funcionamento. O laboratório vai subsidiar pesquisas científicas do Programa Agromais, relacionadas a qualidade de produtos agrícolas, como o café, a pimenta do reino, o coco e o mamão. O laboratório que […]

O laboratório de análise de resíduos químicos do Centro Universitário Norte (Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo, em São Mateus, já está em funcionamento. O laboratório vai subsidiar pesquisas científicas do Programa Agromais, relacionadas a qualidade de produtos agrícolas, como o café, a pimenta do reino, o coco e o mamão.


O laboratório que também será usado para a formação de estudantes em iniciação científica e para as pesquisas dos alunos do mestrado foi viabilizado com recursos do Governo Federal no valor de R$ 300 mil

?.

De acordo com o professor Marcelo Barreto, coordenador do Programa Agromais do Ceunes, já começaram a fase de treinamentos e, agora, a equipe está se adaptando aos novos equipamentos.


Agromais

Segundo Marcelo Barreto, o Programa Agromais trabalha por uma agricultura sustentável, servindo como um controle de qualidade para a produção agrícola. Ele identificou que muitos produtores rurais da região só descobriam os problemas em suas produções quando elas chegavam ao supermercado para o consumidor.

“Em nossos laboratórios, avaliamos as boas práticas e técnicas como a do uso correto da água para irrigação, segurança e seguridade dos trabalhadores e produtores, gestão de propriedade e controle de doenças e pragas, por exemplo. Buscamos enxergar os pontos fortes e fracos para que possamos aperfeiçoar o trabalho dos agricultores e, assim, entregarem produtos cada vez melhores para o consumo ”, afirmou o professor do Ceunes.

Além de realizar pesquisas e treinamentos, o Programa oferece eventos como o AgroMais 2018, que vai acontecer de 26 a 28 de julho. A feira traz em sua programação prévia a realização de exposições, workshops empresariais, palestras e concursos voltados às novas tecnologias e controle de qualidade no campo.





Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos