Mais de 40 mil ovos doados para instituições do Sul do Estado

Mais de 40 mil ovos foram doados, nesta quarta-feira (26), pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para escolas e instituições filantrópicas localizadas 11 em municípios do Sul do Estado. A doação vai beneficiar, ao todo, 28 instituições nas seguintes cidades: Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Guaçuí, […]

Mais de 40 mil ovos foram doados, nesta quarta-feira (26), pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para escolas e instituições filantrópicas localizadas 11 em municípios do Sul do Estado.


A doação vai beneficiar, ao todo, 28 instituições nas seguintes cidades: Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua, Castelo, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Rio Novo do Sul.


Os ovos foram apreendidos na divisa com o Rio de Janeiro, durante uma ação de fiscalização realizada na madrugada do último dia 18, por não possuírem registro no serviço de inspeção oficial. A carga, oriunda de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, seria comercializada nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.


Assim que foi apreendida, a carga foi encaminhada para pasteurização em estabelecimento registrado no Serviço de Inspeção Federal (SIF). A empresa que recebeu do Idaf os ovos apreendidos, repassou ao Instituto ovos in natura de sua produção, totalmente inspecionados, para que fossem doados às instituições.


De acordo com o médico-veterinário do Idaf Gustavo Wassita, “a granja de origem dos ovos possuía o SIF, mas perdeu o registro por não atender às condições higiênico-sanitárias necessárias. Ela, inclusive, já foi multada também pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e continua insistindo em comercializar ovos sem inspeção ”, explicou Wassita. (*Fonte: AssCom Idaf)

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos