Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O governador Paulo Hartung sancionou, nesta quarta-feira (21), o Projeto de Lei número 154/2018, que estabelece a mudança na divisa administrativa entre os municípios de Alegre e Jerônimo Monteiro, localizados na Região Sul do Estado. A alteração das divisas de Alegre e Jerônimo Monteiro é um pleito antigo dos moradores da comunidade de Oriente, localizada atualmente em Alegre, mas que executa todas as suas demandas no município de Jerônimo Monteiro.
O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 13. O documento será publicado no Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO-ES) desta quinta-feira (22) e, consequentemente, a nova lei entra em vigor.
Composta por cerca de 200 habitantes, a comunidade de Oriente é integrada pelas localidades de Florestinha, Jacutinga e Oriente, mesmo nome dos córregos locais de um dos afluentes do Rio Itapemirim, e sua base econômica está ligada à pecuária leiteira, cafeicultura e silvicultura.

(*Foto: Divulgação)
A primeira reivindicação de alteração da divisa foi feita em 1998, embasada por aspectos econômicos, comerciais e de educação, segurança, esporte e lazer, além da proximidade com a cidade de Jerônimo Monteiro.
O processo foi protocolado no Idaf em 2006 e, no mesmo ano, após conclusão de estudo de viabilidade, o Instituto definiu como plausível a anexação do território. O projeto, no entanto, foi arquivado em virtude de limitações impostas pela Lei Complementar nº 146/2001.
A área que será alterada é de 15,15 km² (1.515 hectares), situada na tríplice divisa dos municípios de Alegre, Jerônimo Monteiro e Cachoeiro de Itapemirim e equivale a 1,96% do território alegrense.
Com a sanção da lei, os dois municípios terão suas áreas atualizadas: Alegre passará de 772,68 km² de área para 757,59 km², totalizando 1,64% da área estadual, e Jerônimo Monteiro passará de 162,09 km² para 179,18 km², totalizando 0,38% da área total do Estado. (*Fonte: AssCom Idaf)





