Mais lidas 🔥

Agricultura familiar
Capixaba vence concurso nacional de inventos com descascador de café portátil

Agro capixaba
Produção de cacau coloca Espírito Santo entre os maiores do país

Safra exclusiva
Café raro cultivado no Brasil alcança R$ 90 mil por saca e mira mercado de luxo

Agro capixaba
Barragens mudam a realidade de produtores no norte capixaba

Campeão Brasileiro
Jacques Carneiro vence campeonato brasileiro e levará prova de café do Brasil ao mundial

(*Fotos: Leonardo Duarte / Secom-ES)
O governador Paulo Hartung recebeu, na tarde desta segunda-feira (19), no Palácio Anchieta, em Vitória, os cafeicultores capixabas premiados no PrêmioCoffee of the Year Brasil 2018, concurso realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2018, em Belo Horizonte (MG). Os produtores do Espírito Santo venceram no tipo arábica e conilon.
Entre as 400 amostras nas categoriasCoffea arabicaouCoffea canephora(conilon/robusta) por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica são do Espírito Santo.
Dosdez finalistas nacionais do PrêmioCoffee of the Year 2018para o café conilon, nove eram do Espírito Santo, e dos 25 finalistas nacionais do café arábica, quatro eram do Estado.
Durante o encontro com os produtores, o governador Paulo Hartung destacou que a cadeia de café capixaba apresenta avanços históricos no processo produção e pesquisa.
“Plantamos café até as graves crises de comercialização entre os anos 50 e 60. Tivemos uma crise social duríssima com a erradicação. O Espírito Santo perdeu a base de sustentação econômica daquela época. É uma história bonita, o setor se reinventou. Quem conhece o passado não repete os erros. Daí a importância dessa reunião. Exportadores e importadores estão batendo em nossas portas interessados em nosso café porque hoje somos referência para o País ”, ponderou Paulo Hartung.
Além do governador, participaram da recepção aos premiados o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, e a diretora-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Nara Tedesco.
O secretário da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, disse que o resultado do prêmio é o reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pelos cafeicultores capixabas. “Parabenizo todos os cafeicultores que participaram do evento e os vencedores pelo excelente resultado obtido em um prêmio internacional. Isso é fruto do trabalho dedicado que os nossos cafeicultores estão realizando, e também do trabalho de pesquisa e assistência do Incaper, que fazem a diferença no Estado e no País ”, destacou o secretário.
A diretora-presidente do Incaper, Nara Tedesco, ressaltou a importância do reconhecimento do prêmio para o Estado. “Tenho orgulho de participar desse momento. Fizemos história! Com ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, além da parceria de diversas instituições, o Incaper está presente na vida desses produtores há mais de 60 anos. E agora fomos coroados pela qualidade da nossa cafeicultura capixaba ”, disse a diretora-presidente.
No tipo arábica o vencedor foi o café Forquilha do Rio, do produtor Afonso Lacerda, de Dores do Rio Preto, e o segundo colocado foi Deneval Vieira (Sítio Cordilheiras do Caparaó), de Iúna. Já no tipo conilon a primeira colocação ficou com Luiz Claudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, do município de Muqui. O 2º, 3º e 5º lugares foram da Família Venturim, do município de São Domingos do Norte.

Sobre a SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento acontece na capital do maior Estado produtor do Brasil &ndash, Belo Horizonte &ndash, e apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Ao todo, a Semana Internacional do Café 2018 contou com 25 eventos simultâneos, mais de 160 expositores, 400 amostras para a escolha dos cafés campeões do ano, mais de 300 compradores internacionais e 140 baristas de 60 países. O evento é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Seapa e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). (*Fonte: AssCom Seag)





