Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), autorizou, na tarde desta sexta-feira (14), o início das obras para a implantação da rede elétrica de energia trifásica para a comunidade de Itinga, no município de Piúma. Ao todo, 37 famílias que vivem na região serão beneficiadas com a infraestrutura necessária para ampliar a produção agrícola.
A solenidade foi realizada na Praça Dona Carmen, no bairro Jardim Maily. O investimento para a implantação da rede elétrica trifásica, que terá quatro quilômetros de extensão, será de R$ 581 mil. Com a implantação, será possível modernizar e ampliar a produção agropecuária. O prazo para instalação é de 120 dias.
A região conta com produtores de café, olerícolas e frutas. A energia trifásica vai permitir a instalação de uma “mini Ceasa ” para o recebimento de produtos da agricultura familiar, além de secadores de café para os produtores locais.
O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, disse que a organização do Espírito Santo permite esses investimentos. “As contas em dia permitem que o governador consiga investir em todo os municípios. Isso só é possível porque o Governo fez o dever de casa e, agora, pode entregar melhorias para a população. Em 120 dias a EDP Escelsa estará fazendo a instalação da rede trifásica”.
O presidente da Associação Comunitária e de agricultores familiares de Itinga, Daniel Polonini, disse que o investimento é importante para a comunidade. “A energia trifásica vai ajudar muito para que os produtores possam usar os secadores de cafe, por exemplo. Há muito caso de energia que vai e demora pra voltar. Muitos produtores de leite perdem a produção por conta disso. Agradecemos porque sabemos da importância para a nossa comunidade”.
A chegada da rede trifásica otimiza recursos e gera mais renda para os produtores rurais. A substituição das redes monofásicas por trifásicas permite o uso de equipamentos de maior porte e mais eficientes. (*Fonte: Seag)





