Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
As chuvas que caíram em Linhares no fim e início do ano foram suficientes para abastecer os reservatórios de água construídos pela Prefeitura no interior do município. São mais de 137 milhões de litros de água armazenados, o correspondente a 15 campos de futebol. Ao todo são 8 barragens, sendo 7 delas concluídas e uma que está em fase de finalização, beneficiando diretamente 40 famílias.


A quantidade de água acumulada nas oito barragens &ndash, duas no distrito do Farias, três em Desengano, duas em Baixo Quartel e uma em São Rafael, que será entregue breve à comunidade -, é suficiente para irrigar, por exemplo, 3.425 hectares de café por um mês, sendo importantes reservas de água, principalmente para os períodos de déficit hídrico, informou o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.
“Com as barragens demos um importante passo para fomentar a sustentabilidade das comunidades rurais quanto à reserva de água. Além de garantir a irrigação do plantio, a armazenagem contribui no abastecimento do lenço freático, ajudando no fluxo constante de água durante um longo período do ano ”, disse o secretário.


O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que a Prefeitura de Linhares preparou o município para o armazenamento de água da chuva no interior, a exemplo também da construção de mais de 4,5 mil caixas secas, que são reservatórios escavados construídos às margens das estradas, que têm cumprido sua função principal que é reter água da chuva e os sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais, evitando também a erosão.
“Reservamos R$ 1 milhão de investimentos no biênio 2019-2020 para investimentos na reservação de água para que os produtores mantenham sua produção e aumentem também a produtividade. Agora em 2020, já estão previstas a construção de mais quarto reservatórios no distrito de São Rafael, um no distrito do Farias e uma que atenderá o Distrito de Rio Quartel. Mais de 20 famílias serão beneficiadas diretamente ”, disse o prefeito, informando que a capacidade de armazenamento será de 112 milhões de litros de água, o correspondente a 13 hectares de área alagada.


O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.






