Mais lidas 🔥

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais
Na solenidade de comemoração dos 50 anos do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou a ordem de serviço para a instalação da antena de telefonia móvel e internet 3G na comunidade de Nova Esperança.
O ato faz parte do Programa Campo Digital. A comemoração dos 50 anos do MEPES foi realizada na unidade de Piúma e contou com a presença do vice-governador César Colnago, do secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa, do secretário de Estado do Turismo, Ricardo Wagner, da diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, além de outras autoridades estaduais e locais.
O vice-governador César Colnago destacou a importância da infraestrutura rural. “Quando levamos melhorias para o interior, estamos levando para as famílias rurais. São famílias que precisam de saúde, estrada, educação, cultura, tecnologia. Por isso a parceria com o MEPES vai além das escolas, chega à famílias e comunidades inteiras que passam a compartilhar do conhecimento que os alunos levam para as propriedades”.
O secretário Ideraldo Lima enalteceu a história do MEPES e falou sobre o Programa Campo Digital. “Sou nascido no interior de São José do Calçado e me identifico com a história da escola família agrícola. E esse Programa Campo Digital é uma iniciativa que está em andamento no Governo, por meio da Seag, que permite a inclusão digital dos jovens e de todos que moram nas áreas rurais. E a antena de Nova Esperança já está sendo implantada”, disse o secretário Ideraldo Lima.
Programa Campo Digital
Como forma de facilitar a comunicação do homem do campo e levar a inclusão social às comunidades do interior do Espírito Santo, o Governo do Estado &ndash, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) &ndash, lançou, em maio deste ano, o novo programa de instalação de antenas de telefonia móvel rural, o “Campo Digital ”. Serão 100 antenas espalhadas pelo Estado, sendo que 50 já estão contratadas e outras 50 em licitação.
O investimento total será de R$ 30 milhões e o pagamento às empresas vencedoras será feito por meio de Concessão de Crédito Outorgado de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
O objetivo da implantação da telefonia móvel rural é permitir o contato entre produtores, consumidores, fornecedores e compradores, reduzindo o custo da produção, já que o produtor rural não precisará mais se deslocar para se comunicar com outros agentes que formam a cadeia produtiva. Além disso, permite ao homem do campo melhor integração entre meios urbano e rural, levando dignidade e inclusão social.
fonte: SEAG ES





