pube
Empreendedorismo

E-commerce bate recordes no Brasil: saiba como ampliar as vendas on-line

Para o Mês das Vendas e do Varejo, o Sebrae/ES traz uma série de serviços, entre cursos, palestras e oficinas, para contribuir diretamente no aumento das vendas

por Assessoria de Imprensa do Sebrae/ES

em 16/07/2021 às 9h46

5 min de leitura

E-commerce bate recordes no Brasil: saiba como ampliar as vendas on-line

O ano de 2020 mudou a forma de consumo. É difícil pensar em um novo negócio que não tenha, como estratégia da marca, a venda dos produtos e serviços no meio virtual. E é possível ampliar as vendas por meio das redes sociais. Serviços disponibilizados pelo Instagram e WhatsApp, por exemplo, estão cada vez mais ampliando as relações entre comerciantes e consumidores.

Os dados da Pesquisa de Impactos, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontam para o caminho do e-commerce: 67% das empresas adotaram canais alternativos para realizarem as vendas, como as redes sociais, aplicativos e sites. “Pensar em vendas, agora, inclusive no varejo, é também pensar em estratégias online e o uso do e-commerce a favor do negócio”, diz Andrea Gama, analista do Sebrae/ES.

Rede Social

Esse levantamento dialoga, diretamente, com um estudo feito pela consultoria Kantar: os dados apontam que as redes sociais cresceram, pelo menos, 40% durante o primeiro semestre de 2020. Enquanto que o levantamento feito pelo Instituto Pesquisas de Opinião (Ipo), mostra que 85% dos entrevistados acreditavam no Instagram como meio para a descoberta de novos produtos, com 83% das pessoas confirmando já ter comprado via perfis de lojas nessa rede social.

Já para o WhatsApp, segundo pesquisa da consultoria Accenture, já são mais de 160 milhões de usuários desse aplicativo, no Brasil; com 83% desses usando dessa rede de comunicação para realizar compras online. Ou seja, já é uma ferramenta de conexão direta com o cliente, e o WhatsApp Business pode ser uma ótima opção para ampliar essa relação e aumentar as vendas.

pube

Talk Show

Por isso que, para o Mês das Vendas e do Varejo, o Sebrae/ES traz uma série de serviços, entre cursos, palestras e oficinas, para contribuir diretamente no aumento das vendas e, consequentemente, na renda do micro e pequeno empreendedor. Até o final deste mês, o Sebrae/ES vai realizar um ciclo de Talk Show, sempre no período noturno, das 19h às 21h, e online. Entre as quatro atividades previstas, duas delas chamam atenção para as vendas no Instagram e no WhatsApp.

Para esta terça-feira, dia 13 de julho, o Talk Show será com os palestrantes Micaela Tavares e João Neto, que vão falar sobre “Como tornar seu WhatsApp uma ferramenta poderosa de vendas”. E na outra terça, dia 20/07 a atividade terá como tema: “Turbine suas vendas no Instagram”, sendo realizada pelos palestrantes Ju Margoliano e João Neto.

“Estamos pensando no agora, e em como potencializar e fomentar o aumento das vendas para os comerciantes”, explica a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama. As inscrições para cada atividade podem ser feitas pelo https://conteudo.es.sebrae.com.br/vendas-e-varejo.

Loja Virtual

Mas além de ampliar as vendas nas redes sociais, criar uma loja virtual, em um portal de qualidade e que oferece as menores taxas do mercado, também pode contribuir para o crescimento no mercado. E essa estratégia vem agregando cada vez mais valor para a marca.

Segundo levantamento da Ebit/ Nielsen, as vendas online ganharam 13 milhões de novos consumidores, no Brasil, somente no ano passado. O que representou um alcance de 79,7 milhões de clientes, nesse mesmo período: um crescimento de 29%, comparando ao ano de 2019.

Essa é a maior alta, em 13 anos, com o faturamento das lojas online crescendo 41%, de 2019 para 2020. Foram mais de 190 milhões de compras efetivadas durante os doze meses do ano passado, com o e-commerce atingindo R$ 87,4 bilhões em vendas.

E o ano de 2021 comprova que a tendência segue aumentando para o meio virtual. Apenas no primeiro trimestre deste ano, entre janeiro e março, foi confirmada uma alta de 57,4% nas vendas online, quando comparado ao mesmo período de 2020 (que já tinha registrado recorde). Foram quase 80 milhões de compras online, e um faturamento de R$ 35,2 bilhões.

Lojampe

Para quem ainda não sabe como abrir uma loja virtual ou está pensando em buscar novas opções, o Lojampe pode ser uma grande oportunidade. Essa plataforma foi criada em parceria do Sebrae com o Sistema Conampe (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais), lançando o marketplace Lojampe. É um portal construído para permitir que os micro e pequenos empreendedores tenham esse espaço como uma plataforma dedicada exclusivamente aos seus negócios, servindo de suporte para suas lojas online.

Ou seja, “é uma plataforma que, na prática, é um shopping virtual para os pequenos negócios oferecerem seus produtos e iniciarem as vendas online”, explica a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.

O portal oferece facilidade de acesso tanto aos mercados quanto aos consumidores, com uma gestão simples da plataforma e integração com todas as redes sociais. Além de disponibilizar uma identidade visual específica para cada loja e segurança para os processos de compra. E já está em funcionamento: https://lojampe.com.br/.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!