pube
Educação

Projeto de livro de receitas com gengibre leva aluno do Ifes para EUA

Arthur Pittol Potratz, de Santa Leopoldina, é o único capixaba dentre 46 estudantes selecionado para o Programa Jovens Embaixadores

por Assessoria de Imprensa Ifes

em 08/11/2023 às 9h18

3 min de leitura

Projeto de livro de receitas com gengibre leva aluno do Ifes para EUA

Um dos requisitos para o programa é o estudante apresentar um projeto de impacto social. No caso de Arthur, ele trabalha na criação de um livro de receitas culinárias utilizando o gengibre como ingrediente. (*Foto: Divulgação Ifes)

Arthur Pittol Potratz, aluno do Ifes Campus Centro-Serrano, é um dos 46 estudantes da rede pública selecionados para a edição de 2024 do programa Jovens Embaixadores. Ele está cursando o 2º ano do curso Técnico Integrado em Agricultura e vive em Santa Leopoldina. Arthur é o único capixaba entre os selecionados.

Os estudantes selecionados, que representam todos os Estados brasileiros, participarão de um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos, entre os dias 20 de janeiro e 04 de fevereiro de 2024.

A sugestão para que ele participasse da seleção veio de professores, devido ao seu perfil de liderança e participação em vários projetos no campus. O processo seletivo contou com etapas para comprovação dos requisitos, por meio de envio de documentação, além de prova de redação em inglês. De acordo com Arthur, nos textos ele precisava escrever sobre quem é, o que está representando e o que quer fazer no intercâmbio. Ele foi um dos dois finalistas capixabas e avançou para a etapa final: uma entrevista.

pube

Um dos requisitos para o programa é o estudante apresentar um projeto de impacto social. No caso de Arthur, ele trabalha na criação de um livro de receitas culinárias utilizando o gengibre como ingrediente.

“Santa Leopoldina é o município que mais produz gengibre no Brasil e, por meio do projeto, quero tornar essa a identidade da minha cidade, inclusive para o turismo”, conta.

O estudante conta que faz curso de inglês on-line, o que o ajudou na redação e na entrevista. Quanto à expectativa em relação ao intercâmbio, Arthur deseja que sua experiência possa incentivar outros jovens. “Eu espero que mais jovens da minha região se engajem em projetos que promovam melhorias nas comunidades rurais, que precisam de mais direitos”, destaca.

Intercâmbio

A programação começa com uma orientação pré-partida em São Paulo, e no dia 19 de janeiro, embarcam para Washington, D.C.. onde participarão de várias atividades, como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo, visitas a escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil e seus estados.

Após uma breve passagem pela capital, Washington, D.C, eles serão divididos em grupos menores e cada um seguirá para uma das seguintes cidades: Kalamazoo, Michigan; Pensacola, Florida; e Tulsa, Oklahoma, como parte do programa. Nos estados-anfitriões, serão hospedados por uma família voluntária e terão a oportunidade de vivenciar a cultura e o dia a dia dos americanos.

O intercâmbio é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Secretarias Estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos espalhados pelas mais diversas partes do país.

Programa Jovens Embaixadores

Criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003, o programa conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das Secretarias Estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos. O programa é implementado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Em 22 anos de existência, 798 jovens brasileiros de todo o Brasil já participaram do programa.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!