Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Estudantes dos campi de Alegre e Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foram selecionados como finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) 2020. O evento será totalmente on-line e acontecerá por meio do canal do YouTube, entre os dias 26 e 28 de junho. A FBJC tem como objetivo divulgar os projetos científicos para o público geral, além conectar jovens cientistas entre si, com instituições e pesquisadores.
Do Campus de Alegre, as estudantes Giovana Andreia de Souza Freitas (do curso Técnico em Informática), Lívia Amorim da Cunha (do Técnico em Agroindústria) e Lorena de Souza Quinelato (do Técnico em Agropecuária) apresentaram o trabalho “Uma nova forma de ver a Matemática Escolar ”. A orientação é do professor Rafael Silva Ribeiro.
Ele explica que um dos objetivos principais é mostrar “como a Matemática esteve aliada à sociedade em diferentes épocas, seja no conhecimento puramente matemático, seja no conhecimento tecnológico, para resolução de problemas ”. Para isso, as estudantes realizam diversas atividades, como pegar um problema matemático e trabalhar de formas variadas, não apenas com soluções padronizadas dos livros ou fórmulas, utilizando também ferramentas tecnológicas.
Já o estudante Matheus Martins Marinato, do curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Vitória, participa com o projeto “Subproduto do amendoim como corante eco-friendly ”. A orientação do projeto é da professora Rute Janaína da Costa Silva. O objetivo é estudar e propor o uso do corante da pele de amendoim em produtos cosméticos.
Segundo Matheus, há algum tempo ele esperava por uma oportunidade igual a esta: “Desejava participar de uma feira de pesquisas e inovações, e recentemente descobri sobre FBJC, o que me motivou a buscar um projeto para participar. Depois de um período de pesquisas e hipóteses, o aprendizado acerca do método científico foi de grande valor ”, comentou.
Acesse o site da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC).




