Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Amanhã, 19 de janeiro, é o último dia para se inscrever na e-Tec do Senar-ES, nos cursos de Agricultura, Agronegócio e Zootecnia. A formação técnica voltada para o público rural busca levar conhecimento e produtividade para a população do campo. Quem participou, sabe a diferença que fez em sua vida. Como é o caso do Francisco.
“Eu gosto muito de dizer que tem a versão do Francisco Santiago antes e depois que eu fiz o curso do Senar. E o que vem depois do curso é muito melhor. É uma versão muito mais aprimorada, uma versão com muito conhecimento”. É assim que Francisco descreve sua experiência com a e-Tec do Senar-ES.
O produtor é ex-aluno da turma de Fruticultura, formação técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo, na qual participou junto com o filho Matheus Santiago. Ambos, juntos com o patriarca da família, Sebastião, conduzem o Sítio Santiago, local onde produzem maracujá, abacaxi, uva, goiaba e caju, que logo viram polpas da Santiago Frutas.
O plano de negócio da agroindústria de polpa de frutas foi o Trabalho de Conclusão de Curso feito por Francisco durante a e-Tec. O ex-aluno lembra da variedade de ensinamentos em que teve acesso no treinamento e ressalta os principais.
“Ao fazer a e-Tec do Senar eu aprendi muita coisa, mas a principal foi trabalhar com produtividade, qualidade e frequência. Ter que produzir cada vez mais num terreno cada vez menor, ter qualidade e ter frequência, porque senão você perde o mercado. Você tem que ter o produto sempre, pra estar atendendo o seu cliente”, afirma.
Neste semestre, o Senar-ES está ofertando um novo curso, o de Agricultura. Além dos já conhecidos: Agronegócio e Zootecnia. Todos são feitos em formato híbrido, ou seja, parte presencial e parte online, em três polos espalhados pelo interior do estado: Agronegócio em Rio Bananal, Zootecnia em Cachoeiro de Itapemirim e Agricultura também nesses dois municípios e em Domingos Martins. Todos eles, gratuitos!
Francisco Santiago aponta que quem não fez ainda o treinamento da e-Tec está perdendo tempo! “O agricultor precisa ter conhecimento, precisa ter planejamento, disciplina e muito trabalho. O Senar me motivou ainda mais”, finaliza o produtor.
Você também pode ter a sua vida impactada, como a da família Santiago. Não perca mais tempo. Inscreva-se em: etec.senar.org.br




