Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Espírito Santo alcançou R$ 31,2 bilhões em 2024, segundo a nova edição do Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba (v.11, n.1 – jan./jun. 2025), lançada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
A cafeicultura manteve a liderança no campo capixaba, respondendo por 52,7% do VBP, impulsionada pela valorização dos preços e pelo aumento da produção. Culturas como pimenta-do-reino e cacau também registraram ganhos expressivos. Já produtos como mamão e maracujá enfrentaram retração no período.
O boletim é produzido a partir de dados consolidados na Reunião Estadual das Estatísticas Agropecuárias (REAGRO-ES), coordenada pelo IBGE, e complementado por pesquisas do Incaper e de outras instituições. Com periodicidade semestral, a publicação é voltada a produtores, técnicos, gestores públicos e demais interessados no setor, servindo como ferramenta estratégica para planejamento, tomada de decisão e formulação de políticas públicas.
O conteúdo completo está disponível gratuitamente no portal da Editora Incaper, clicando aqui.




