Taxa de desocupação cai no Espírito Santo no 2° trimestre
por Fernanda Zandonadi
em 15/08/2023 às 15h29
2 min de leitura
A taxa de desocupação no Espírito Santo, no segundo trimestre de 2023, caiu para 6,4%. No trimestre anterior o percentual era de 7% e de 8% no mesmo período do ano anterior. A população desocupada foi estimada, no Estado, em 135 mil pessoas e a população ocupada foi estimada em 1,993 milhão de pessoas, estável tanto em relação ao trimestre anterior quanto ao segundo trimestre de 2022.
No país, a desocupação passou de 8,8% no primeiro trimestre para 8% no segundo. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, oito unidades da federação acompanharam a baixa e os demais Estados permaneceram estáveis.
“Do primeiro para o segundo trimestre, é possível observar uma tendência de queda em todas as unidades da Federação, mas a redução foi estatisticamente significativa em apenas oito delas. A queda na taxa de desocupação nesse trimestre pode caracterizar também um padrão sazonal. Após o crescimento do primeiro trimestre, em certa medida, pela busca de trabalho por aqueles dispensados no início do ano, no segundo trimestre, essa procura tende a diminuir”, diz a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.
Mais Conexão Safra
As unidades da federação com maior redução na taxa de desocupação na comparação com o primeiro trimestre foram Distrito Federal, que passou de 12% para 8,7%, e o Rio Grande do Norte, de 12,1% para 10,2%. As demais foram São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Pará e Mato Grosso. Frente ao mesmo período de 2022, houve redução em 17 Estados. Entre eles, Rondônia, Distrito Federal, Acre, Sergipe e Bahia, destacam-se com a maiores variações.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!