Mercado

Oferta limitada mantém alta nos preços da mandioca

Chuvas restringem colheita e mantêm oferta baixa. Cepea aponta alta de 1% na mandioca e queda na venda de derivados

Foto: divulgação

Apesar das chuvas nas principais regiões produtoras acompanhadas pelo Cepea, a oferta de mandioca continuou limitada na última semana. Muitos agricultores que possuem raízes de primeiro ciclo consideram a rentabilidade da matéria-prima comprometida e reduzem o ritmo de comercialização.

Com a disponibilidade abaixo do esperado, os preços seguiram em alta. O levantamento do Centro de Pesquisas indica que a tonelada posta fecularia registrou média nominal de R$ 569,56 (R$ 0,9905 por grama de amido). O valor representa aumento de 1% em relação à semana anterior e alta acumulada de 5% nas últimas quatro semanas. Mesmo assim, o Cepea aponta queda real de 11,3% frente ao mesmo período de 2024, após deflacionamento pelo IGP-DI.

Mercado de derivados mostra movimento distinto

Entre os derivados, o mercado de fécula manteve boa movimentação, embora com menor volume de negócios efetivos. Já no setor de farinha, os compradores reduziram o ritmo das aquisições. Após recompor os estoques, eles passaram a atuar com mais cautela, o que diminuiu a quantidade comercializada junto a atacadistas e varejistas.

De acordo com analistas do Cepea, o cenário ainda reflete ajustes entre oferta e demanda. Assim, produtores avaliam cuidadosamente o momento de venda, enquanto indústrias monitoram os custos e a disponibilidade de matéria-prima.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos