Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Na última segunda-feira (16), a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), promoveu uma capacitação gratuita com o tema “ITR, CCIR e ADA: Da Teoria à Aplicação”, ministrada pela contadora tributarista especializada em agronegócios, Fernanda Bueno.
O evento em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abordou a importância do Imposto Territorial Rural (ITR) e de ter segurança na entrega da Declaração (DITR) de 2024.
À convite da Faes, a contadora falou de forma clara como esses instrumentos são aplicados no dia a dia da administração rural. “Nosso foco aqui foi realmente mostrar para eles o quanto a Receita Federal tem acesso à essas informações. A importância de ter o Valor da Terra Nua (VTN) bem calculado e todos os campos preenchidos. Quanto mais correto o proprietário rural for, menos imposto ele paga”, ressalta Fernanda.
O treinamento faz parte de uma série de ações estabelecidas pela Federação da Agricultura em um plano de trabalho no âmbito do programa de fortalecimento. Com início no Espírito Santo, o plano deve seguir para outros estados.

De acordo com a coordenadora de relacionamento da CNA, Arlete Salles, a finalidade é que os princípios do treinamento, por meio dos sindicatos e colaboradores, cheguem com eficiência até o produtor rural. “Esse programa de fortalecimento tem como objetivo reforçar a estrutura técnica e operacional da Federação, para que ela então possa atender, representar e fortalecer o produtor rural”, afirma.
Os Sindicatos Rurais são a principal ponte entre os produtores e as exigências legais impostas ao setor. A capacitação fornece suporte técnico para que essas entidades possam atuar de forma mais estratégica no atendimento aos produtores nos devidos assuntos.
“A nossa proposta é justamente fortalecer nossos sindicatos, fornecendo ferramentas essenciais para que possam auxiliar o produtor rural com mais eficiência, os ajudando a se manterem em conformidade com a legislação e a otimizarem suas operações”, explica Cleide Mônica Angeli, coordenadora administrativa da Faes.
O evento realizado no auditório da Faes contou com a participação de assessores, mobilizadores e presidentes de Sindicatos Rurais.




