pube
Economia

Com nota AAA, Bandes pode captar mais recursos no exterior

A conquista do rating reflete o compromisso com a gestão financeira responsável e o suporte às iniciativas de desenvolvimento econômico do Governo do Estado

por Assessoria de Comunicação Social do Bandes

em 21/06/2024 às 5h00

3 min de leitura

Com nota AAA, Bandes pode captar mais recursos no exterior

Foto: Divulgação

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) renovou seu rating Triple A pela agência de classificação de risco Fitch Ratings, consolidando sua posição como uma instituição financeira de alta credibilidade no mercado.

O rating Triple A é o mais alto nível de classificação de risco concedido pela agência Fitch Ratings e é atribuído após avaliação das instituições financeiras. Este é o terceiro ano que o Bandes recebe a nota A. Em 2021, o banco recebeu o duplo A, seguido dos triplos A em 2022 e 2023.

pube

“Esta distinção é um testemunho da solidez operacional do Bandes. O rating AAA representa o mais alto nível de qualidade de crédito atribuído pela Fitch Ratings, destacando a posição do banco no mercado financeiro. Uma conquista que reflete o compromisso contínuo com a gestão financeira responsável e o suporte consistente às iniciativas de desenvolvimento econômico, alinhadas à boa e prudente gestão fiscal do Estado, bem como as suas políticas públicas”, destaca o diretor-presidente do banco capixaba, Marcelo Barbosa Saintive.

Em meio a essa conquista, e de posse do rating, o banco se habilita para captar recursos com organismos multilaterais, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Essa estratégia fortalece ainda mais suas operações e expande sua capacidade de financiar projetos e iniciativas dentro do Espírito Santo.

Em 2022, o banco fez sua primeira captação, de US$ 30 milhões com o BID, para aplicação em financiamentos a capital de giro para pequenas e médias empresas, com bônus para empresas lideradas por mulheres.

O que é rating?

O rating é uma “nota” referente ao mecanismo de classificação de crédito de uma empresa, um país ou um título. Essa nota é emitida por agências classificadoras de risco que avaliam aspectos financeiros e a capacidade de honrar suas obrigações financeiras no prazo. Para essa classificação, são considerados pela Ficth Ratings os aspectos econômico-financeiros, os padrões de governança corporativa e a capacidade de crescimento do Bandes.

A atribuição de rating considera diversas variáveis para definir o nível de risco de inadimplência do agente financeiro: aspectos sociais, econômicos e políticos são levados em conta, assim como características da própria instituição. As agências de rating recorrem tanto a técnicas quantitativas, como análise de balanço patrimonial, ativo, passivo, fluxo de caixa e projeções estatísticas, quanto a análises de elementos qualitativos, como ambiente externo, setor da empresa, legislação, questões jurídicas e percepções sobre o emissor e seus processos.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!