Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ-ES) encaminhou à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Ales) um ofício solicitando a inclusão da profissão para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O presidente do colegiado, deputado Lucas Scaramussa (Podemos), colocou o pedido em discussão durante a reunião desta terça-feira (28).
A função atualmente é exercida exclusivamente por engenheiros agrônomos e por veterinários. O deputado João Coser (PT) se manifestou favorável à proposta, mas lembrou que essa é uma atribuição exclusiva do Executivo, por tratar do plano de cargos e salários do governo do Estado. Por conta disso, o deputado Adilson Espindula (PDT) sugeriu que a Comissão de Agricultura fizesse uma indicação ao governo.
O presidente do colegiado acatou a proposta e a colocou em votação. A sugestão de encaminhar a indicação atendendo ao pleito da ABZ-ES foi aprovada pela unanimidade dos parlamentares presentes. A reunião também teve a participação de Lucas Polese (PL) e Coronel Welliton (PTB).




