pube
Cursos

Iniciado curso de três dias de barista, preparo e serviço de café em Iúna

por Assessoria de Imprensa

em 06/10/2022 às 17h26

2 min de leitura

Iniciado curso de três dias de barista, preparo e serviço de café em Iúna

Fotos: divulgação

Começou no início desta semana, em Iúna, o curso de Barista, preparo e serviço de café, do Programa Qualificação para o Turismo, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O curso está sendo realizado por meio da Subsecretaria Municipal de Turismo e terá a duração de três dias, totalizando 15 horas de duração.

As aulas estão sendo realizadas na cozinha e auditório da Secretaria Municipal de Agricultura, das 17 às 22 horas, e ministradas pela professora Lucia Helena Barros Penna. E, no primeiro dia, a turma composta por 15 alunos conheceu a juíza nacional e internacional de provas de cafés, Cecília Sanada, que vai participar o Concurso de Cafés de Qualidade que começa, em Iúna, nesta semana. Ela fez a abertura do curso e contou um pouco de sua experiência no setor dos cafés especiais.

pube

A subsecretária de Turismo de Iúna, Tatiane Santos, também esteve na abertura do curso. Ela destacou que o município conseguiu responder ao edital lançado pela Setur e trazer dois cursos para o município. Além do curso de Barista, também será realizado, em data a ser marcada, o curso de Cozinha Italiana.

O curso de Barista, preparo e serviço de café é realizado por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O objetivo é ensinar a preparar, decorar e servir bebidas à base de café, os chamados cafés especiais, além de técnicas para um bom atendimento e valorização da bebida especial.

Durante o curso serão apresentados conteúdos como ética, cidadania e sustentabilidade; qualidade no atendimento e hospitalidade; história do café no Brasil; técnicas básicas de barista; noções de classificação e degustação; e Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).