Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Programa de extensão que presta assistência em vacinação contra brucelose aos produtores locais no entorno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Itapina, finalizou 2023 com 38 alunos capacitados para atuar como vacinadores contra brucelose. Ao todo os alunos assistiram 35 produtores com vacinação de 210 bezerras.
Segundo a coordenadora do programa e médica veterinária do campus , Sherrine Queiroz Fermo, a Brucelose é uma zoonose cuja vacinação é obrigatória entre os meses de maio e novembro e deve ser realizada por médico veterinário ou vacinador devidamente capacitado e cadastrado no órgão estadual de defesa agropecuária.
“Com forte impacto regional, especialmente no tocante à saúde pública, o programa de extensão tem grande importância no controle dessa zoonose, pois faz-se cumprir a legislação de controle sanitário da brucelose na região atendendo atualmente 64 produtores rurais no entorno da instituição, com a participação direta dos estudantes como protagonistas da ação de extensão oferecendo uma complementação pedagógica na forma de capacitação para os alunos”, disse a coordenadora do programa.




