Escola Leite Certo inicia 2º ano com foco em capacitação contínua
por Assessoria de imprensa Coopeavi
em 06/04/2022 às 7h08
4 min de leitura
A Escola Leite Certo começou com tudo em 2022. Em março foram realizadas três capacitações (ordenhadeira mecânica, vaqueiro e inseminação artificial), reunindo 30 participantes. O calendário seguirá cheio até o fim do ano, com os próximos cursos previstos para maio. Os interessados podem ligar para o telefone (27) 99842-8170.
O programa da Coopeavi foi lançado no ano passado com objetivo de atender e qualificar a mão de obra formada por cooperados, familiares e funcionários na pecuária leiteira. Os cursos ocorrem na Fazenda de Recria Bovinos da cooperativa, em Nova Venécia, no Noroeste capixaba. O local conta com estrutura montada, tanto para auxiliar a parte teórica (sala de aula e alojamento), quanto espaço para as práticas.
Desde o lançamento da Escola Leite Certo em 2021, foram capacitados produtores de leite de Minas Gerais e vários municípios do Espírito Santo, como Cariacica, Colatina, São Gabriel da Palha, São Mateus, Águia Branca, Boa Esperança, Vila Pavão e Nova Venécia. Só o curso de inseminação artificial já formou três turmas, além dos cursos de vaqueiro (2 turmas), ordenhadeira mecânica (2 turmas) e outras de casqueamento de bovinos e implementos agrícolas.
O pecuarista Tardin Fontana, desse último município, concluiu o curso de motosserras, pulverizadores e roçadeiras. Ele elogia o material didático e recomenda a capacitação para outros cooperados. “São cursos muito proveitosos, pois é uma necessidade grande estarmos preparados para enfrentar o dia a dia com competência, evitando desperdícios, usando melhor os insumos e regulando melhor máquinas e equipamentos. Essa aplicação é diária e evita gasto desnecessário de dinheiro. Quem participa sai enriquecido, fora as amizades que a gente faz”.
A capacitação contínua do produtor de leite para os desafios que vão surgindo é a principal proposta da Escola Leite Certo Coopeavi. “A mão de obra da pecuária leiteira precisa ser capacitada para novas realidades, desde uso de máquinas, tratores, manutenção de tratores, motosserras e roçadeiras, assim como para aplicação de tecnologias de reprodução animal, caso da inseminação artificial”, destaca o gerente de Bovinocultura e Assistência Técnica da cooperativa, Filipe Ton Fialho.
A participação dos filhos dos produtores nas capacitações chama atenção. “Precisamos criar uma nova geração de inseminadores na região, por isso é uma satisfação ver a nova geração participando dos cursos. Isto traz sentido para a Escola Leite Certo e para o lema da Coopeavi, que é unir famílias que alimentam famílias”.
Para o diretor de Lácteos da Coopeavi, Erik Pagung, a implantação do projeto é um passo importante para todo o quadro social da cooperativa, atendendo à necessidade de aperfeiçoar conhecimentos e garantindo acesso dos cooperados às novas tecnologias. “A unidade onde acontecem os cursos foi pensada para receber cooperados, seus filhos e colaboradores. É um ambiente com muita troca de experiências. O papel social da cooperativa é levar conhecimento ao cooperado e este, por sua vez, deve ter interesse de buscá-lo da porteira para fora. Está aí o sucesso da Escola Leite Certo”, diz.
Mais Conexão Safra
O presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, ressalta que a iniciativa da Coopeavi é inédita. “Nenhuma outra cooperativa ou empresa privada tem projeto de capacitação em pecuária leiteira voltado para os fornecedores de matéria-prima. O interesse da cooperativa não é só industrializar e comercializar, mas também profissionalizar os produtores de leite para obterem resultados nas suas propriedades”.
Para maio, a Escola Leite Certo confirmou os cursos de gestão de pequenas fazendas, bem-estar animal (parceria Select Sires) e mais uma turma do curso de vaqueiro (parceria Senar-ES). Outras capacitações serão divulgadas em breve.
Serviço:
Escola Leite Certo
*Para mais informações: (27) 99842-8170
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!