Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A cultura do cacau se adapta muito bem ao sombreamento. Dessa forma, abre a possibilidade para a combinação de plantio de culturas agrícolas e espécies arbóreas em um mesmo espaço. Com intuito de auxiliar o produtor do município da Serra, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ministrou, na última semana, um curso de enxertia em cacaueiro.
A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura do município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo o coordenador do escritório local do Incaper na Serra, Joelson Sutil Jesus Ferreira, no cinturão de Barcelona e no Morro Mestre Álvaro, os produtores têm a mata existente como aliada na implantação das lavouras.
“Isso porque o cacaueiro se adapta bem ao sombreamento. Já nas áreas abertas, como as pastagens existentes no Mestre Álvaro, vislumbramos a possibilidade de realizar a cobertura vegetal com arranjos produtivos como os Sistemas Agroflorestais (SAFs), utilizando a combinação do plantio do cacau com a seringueira, árvores frutíferas e também arvores nativas. Desta forma, temos a possibilidade de aliar o respeito à natureza e proporcionar um ganho econômico na propriedade ”, afirmou.
O evento contou com a participação de 13 pessoas, principalmente heveicultores e pequenos produtores da região do cinturão verde do bairro Barcelona e Morro Mestre Álvaro, e foi realizado no Horto Municipal de Serra Sede.




