Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho
As inscrições podem ser realizadas entre 15 e 26 de julho e as vagas são ilimitadas
por Coordenação geral de Comunicação Social Mapa
em 12/07/2024 às 5h00
2 min de leitura
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Escola Nacional De Gestão Agropecuária (Enagro) está promovendo curso online sobre Selos de Identificação Artesanal: Selo Arte e Selo Queijo Artesanal. As inscrições do curso ocorrem entre 15 e 26 de julho, sendo o público-alvo do curso os servidores e técnicos em exercício nas Superintendências de Agricultura e Pecuária, Divisões de Desenvolvimento Rural e Secretarias de Agricultura Estaduais e Municipais, bem como produtores. Já o período de realização do curso ocorre de 15 de julho a 16 de agosto de 2024.
A certificação de identificação Artesanal permite que produtos como queijos artesanais, produtos lácteos, produtos cárneos, pescados, seus derivados e produtos de abelhas possam ser vendidos livremente por todo território nacional, proporcionando a desburocratização de registro e comercialização para produtores artesanais que se encaixem nos requisitos exigidos pelas regulamentações dos selos.
Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e de fabricação, além de caracterizar o produto como singular e genuíno.
O curso de “Selos de Identificação Artesanal: Selo Arte e Selo Queijo Artesanal” tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre os respectivos selos.
Mais Conexão Safra
Clique aqui para se inscrever e ter mais informações do curso.
Selos de Identificação Artesanal
Os selos de identificação Artesanal, selo Arte e selo Queijo Artesanal, são certificados que asseguram que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, de valorização ou vinculação territorial, regionais ou culturais. Por intermédio da certificação, assegura-se que o produto atestado possui propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, com modo de fabricação artesanal próprio de determinada região, tradição ou cultura e que adota as Boas Práticas Agropecuárias e as Boas Práticas de Fabricação. No caso do selo Queijo Artesanal, os produtores também precisam seguir os protocolos de elaboração específicos para cada tipo e variedade de queijo.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!