Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca


O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o segundo módulo do curso Sanidade na Criação de Bezerras com o tema Colostragem. O curso contou com a participação de 30 pessoas e foi realizado no distrito de Santa Cruz, em Aracruz.
A programação incluiu palestras sobre Avaliação da Qualidade do Colostro, com a zootecnista do Incaper, Fernanda Secchin de Melo, Vias de Colostragem-Sonda, com a médica veterinária Jociene Baratela &ndash, que ensinou na prática como passar a sonda de forma correta nos animais, e Avaliação da Transferência de Imunidade Passiva, que contou com a participação do médico veterinário Caique Silveira.
O primeiro módulo do curso aconteceu em março e abordou os cuidados no nascimento das bezerras e nas primeiras horas de vida. “A cada módulo, estamos superando nossas expectativas. Tirar o produtor do curral no meio da semana em plena tarde, é bem complicado ”, comentou Fernanda Secchin Melo.
A zootecnista do Incaper lembra que a criação de bezerras, anteriormente, não era um tema muito valorizado na propriedade. “O preço das matrizes de leite está cada dia mais alto e os produtores não costumam fazer um caixa para a compra futura de reposição. Com isso, aumentou o interesse desses produtores em criar bem suas bezerras para serem as futuras matrizes da propriedade ”, disse.
Estão previstos mais três módulos do curso até o fim do ano: um sobre doenças, outro sobre nutrição e o último sobre instalações de bezerras.
Sobre a Colostragem
O colostro é uma secreção da glândula mamária da vaca, produzida durante as 24 horas após o parto. Apresenta algumas diferenças em relação à composição do leite e é fundamental para reforçar a imunidade das bezerras.
Quando os animais não conseguem ingerir o colostro sozinhos é preciso utilizar uma sonda. “O procedimento deve ser realizado com cuidado, para que não sejam atingidas as vias respiratórias do animal e deve ser executado sempre por uma pessoa bem treinada ”, acrescentou a zootecnista do Incaper.
“Após o nascimento, se efetuarmos bem a administração de colostro no tempo, volume e qualidade adequados, proporcionamos que as bezerras tenham mais condições de superar desafios e consigam atingir seu potencial de crescimento, garantindo sua produção futura ”, explicou Fernanda Secchin Melo.




