Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) realizaram um curso de derivados de cacau na propriedade do agricultor Inavil de Azevedo, em Araraí, em Alegre. Participaram do curso agricultores e agricultoras do município e Jerônimo Monteiro, parte destes agricultores tem produção de cacau em suas propriedades.
No curso, o técnico agrícola da Ceplac, Álvaro Cândido da Silva, falou sobre o histórico do uso do cacau como fonte de renda e boas práticas de fabricação. Os participantes também puderam aprender a aproveitar todo o fruto de cacau e transformar a matéria-prima.
Foram produzidos 26 tipos de produtos como: geleias, doces, licores, amêndoas caramelizadas, chocolate em pó, barra de cacau, chocolate amargo, nibs de cacau, entre outros.
Para a economista doméstica Aline Chaves Pereira o curso foi muito importante para o município que tem produção de cacau e alguns dos agricultores já comercializam alguns produtos.
“Este curso deu a oportunidade aos agricultores e agricultoras em aprimorar e diversificar a sua produção e, assim, agregar valor ao produto. Estamos com mais dois cursos de cacau agendados para este ano, esta parceria com a Ceplac é fundamental para fomentar a produção da amêndoa em nosso município ”, disse Aline.




