Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com objetivo de capacitar produtores na adubação, calagem e controle de pragas e doenças, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Domingos Martins por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, realizou o Dia Especial sobre a Cultura de Abacate.
O evento contou com a participação de 50 pessoas vindas de cidades como Castelo, Colatina, Conceição do Castelo e Laranja da Terra e foi realizado na propriedade de Arykern Bertholdo Lampir, na comunidade do Galo, Domingos Martins.
O Dia Especial contou com palestra “Calagem e adubação ”, com o pesquisador do Incaper André Guarçoni Martins, que falou sobre a importância de se realizar a adubação e calagem corretas a fim de garantir o sucesso na produção e boa qualidade na lavoura.
O pesquisador do Incaper Helcio Costa ministrou a palestra “Manejo de Doenças do Abacate ”, na qual abordou as maneiras de identificar as doenças que afetam a cultura e os métodos de controle.
O também pesquisador do Incaper Mauricio Fornazier ministrou a palestra sobre “Controle de Pragas ”. Para finalizar, os palestrantes Arykerne Lampir e Bertholdo Kempin ministraram o “Relato de experiência com o produtor e técnica de enxertia ”.
O coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Domingos Martins, Raoni Ludovino de Sá, explicou a razão para realização do curso “Esta demanda nasceu dos agricultores, pois é uma cultura alternativa com um bom valor atual de mercado e que vem ganhando espaço substituindo áreas de outros cultivos. É uma cultura que está crescendo no município, por isso a necessidade de capacitar os produtores quanto a escolha das variedades, tratos culturais, manejo fitossanitário e mercado, pois com isso aumentamos a chance de sucesso e consequentemente a satisfação dos agricultores ”.
Segundo o coordenador, muitos produtores estão buscando alternativas viáveis para suas regiões, já que o preço do café não atingiu altos valores. O abacate está entre elas devido ao bom valor de mercado no atual momento e a demanda pela fruta.
Raoni Ludovico Sá falou ainda sobre o sucesso da iniciativa em resposta a demanda dos produtores. “O apoio da Prefeitura e dos colaboradores foi essencial para o sucesso deste evento. Em um município extenso como Domingos Martins, contamos com representantes da maioria dos distritos, o que mostra a dimensão que o abacate está tomando. O evento foi além do que esperávamos, pois contamos com produtores de diferentes municípios e também com público participativo, tornando o dia muito proveitoso ”.




