Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) vai oferecer 1.300 treinamentos e consultorias para as famílias rurais capixabas em 2022. A previsão é de que cerca de 13 mil pessoas participem das capacitações para aprimoramento técnico da produção agropecuária, melhoria da gestão das propriedades rurais e da qualidade de vida no campo.
Mais de 500 consultorias nas propriedades rurais também serão oferecidas para produtores participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da instituição.
O treinamento mais demandado pelos municípios do Espírito Santo em 2022 é o de Aplicação de Defensivos Agrícolas, que ensina a aplicação correta e segura desse material que contribui para o controle de pragas e doenças nas lavouras e o aumento da produtividade.
A consultoria em fruticultura também foi bastante demandada e vai atender produtores que já investem na produção de frutas ou que querem começar uma nova cultura em suas propriedades.
“Investir no conhecimento das famílias rurais é a missão do Senar. Queremos levar ainda mais inovação e tecnologia para o campo, promovendo a formação profissional de adultos e jovens. Também nos preocupamos com a qualidade de vida no campo, por isso oferecemos ações que visam não só o aumento da lucratividade, mas também a promoção social”, explica a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões.
O Programa de Assistência Técnica e Gerencial é outro destaque da instituição e vai atender mais 1.000 propriedades rurais em 2022. Hoje o Senar-ES já assiste 1.500 produtores em diversas culturas como café, leite, cacau, piscicultura, fruticultura e outras.
“Nossa assistência tem foco na gestão das propriedades rurais e no aprimoramento técnico da produção. Os técnicos de campo auxiliam os produtores a verificarem se o negócio é rentável financeiramente e buscam juntos alternativas para aumentar a produção e, consequentemente, a renda das famílias rurais capixabas”, relata Letícia.
Para participar das ações do Senar-ES, é necessário procurar os Sindicatos Rurais dos municípios, responsáveis por formarem as turmas e realizarem as capacitações. Os contatos podem ser acessados aqui: www.faes.org.br/sindicatos-rurais. Dúvidas? Ligue para: (27) 3185-9226.

Cursos técnicos gratuitos
O Senar Espírito Santo está com vagas abertas para o Curso Técnico em Agronegócio e o Curso Técnico em Zootecnia até o dia 24 de janeiro, totalmente gratuitos. São 125 vagas distribuídas entre os polos de Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins e Rio Bananal, no Espírito Santo.
Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio. As vagas prioritárias são destinadas a produtores rurais e seus familiares, além de trabalhadores do meio rural. Para ler o edital e o formulário de inscrição, acesse o site www.etec.senar.org.br. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e o diploma é válido nacionalmente.





