Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

A pandemia da Covid-19 chegou com força em março deste ano, e logo mostrou que impactaria fortemente no funcionamento das micro e pequenas empresas capixabas. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) reagiu prontamente, e, em busca de alternativas que mostrassem novos caminhos ao pequeno empreendedor, lançou a plataformaPor Onde Começar(http://sebrae-porondecomecar.com.br), com uma série de soluções digitais gratuitas. Foram mais de 30 mil acessos, desde seu lançamento, na segunda quinzena de março.
Como forma de atender às demandas mais urgentes dos empresários neste período de crise, o Sebrae criou um Grupo de Trabalho de Soluções Digitais. “Considerando toda a força que o Sebrae tem para viabilizar as soluções mais ágeis para atender os clientes empresários, criamos esse grupo com especialistas de várias áreas, para que analisem demandas e indiquem soluções. Desenvolvemos o portal Por Onde Começar onde concentramos a maior parte das iniciativas. Por lá temos mais de 40 consultorias digitais gratuitas, 29 ebooks, vídeos, mapa para o empresário colocar sua loja, e estamos analisando a possibilidade de disponibilizar nesse espaço opções de marketplace ”, explica a gerente de produtos e credenciados do Sebrae/ES, Marceliy Bridi.
Uma das ações de destaque do grupo foi a criação de um espaço virtual para que os feirantes divulguem seus produtos e serviços. Com as medidas de isolamento em vigor para conter o avanço do coronavírus, o Sebrae lançou uma plataforma inédita, aFeira na internet(www.feiranainternet.com), para ajudar o cliente a encontrar os feirantes de sua região e comprar diretamente deles.
Nesse novo panorama imposto aos empreendedores, a internet se tornou terreno fértil para ideias. Os encontros virtuais ganharam popularidade e até eventos estão se propagando na rede. A Maratona de Empreendedorismo Online do Sebrae, por exemplo, que aconteceu de 4 a 8 deste mês, teve lotação esgotada em poucos dias. Uma nova maratona acontece no próximo dia 25. O GT de Soluções Digitais idealizou e coordenou uma oficina sobre coronavoucher via Whatsapp, que também foi sucesso de público.
As redes sociais têm se mostrado instrumento dos mais importantes para divulgar soluções e compartilhar informações relevantes. No Instagram (@sebrae.es) e no Facebook (SebraeES), o empreendedor participa de lives, assiste a vídeos exclusivos sobre como enfrentar a crise, fica sabendo sobre eventos virtuais e acessa dicas de negócios. Com as ferramentas e orientações corretas, é possível reinventar as formas de se comunicar e continuar a fazer negócios.




