Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Primeiras ondas de frio do outono devem chegar entre maio e junho

Alerta de chuva
Espírito Santo inteiro entra em alerta de perigo para chuvas intensas

Mercado do café
Conflito no Oriente Médio volta a elevar preço do café

Clima
Chance de El Niño em 2026 aumenta e já chega a 62%, dizem modelos

Pesquisa e tecnologia
Tecnologia com ozônio chega ao mercado para reduzir micotoxinas em grãos

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), oito associações estaduais de piscicultura e uma entidade de pesquisas enviaram documento ao governo federal pedindo a implementação de medidas emergenciais, em nível nacional, para impedir os efeitos do COVID-19 no Brasil. O pleito está diretamente relacionado “ao desafio da manutenção do abastecimento de alimentos de qualidade à população brasileira ”, diz o documento.
A Peixe BR e entidades regionais de piscicultura solicitam:
Suspensão imediata do PIS/COFINS da ração para amenizar perdas: esses tributos oneram demasiadamente o preço do peixe, ao contrário das aves e suínos, que não têm incidência, elevando o preço para o consumidor.
Obrigatoriedade do licenciamento ambiental para liberação dos recursos e dificuldade dos estados para emissão do licenciamento impedem os piscicultores de acessar o crédito de custeio. O momento é de redução do poder aquisitivo das pessoas. Tal medida é fundamental para manter a comercialização e a saúde dos consumidores.
Liberação de recursos para custeio da piscicultura sem a necessidade do licenciamento ambiental, uma vez que em função do cenário promissor para piscicultura, desde outubro de 2019 os produtores fazem um grande povoamento de formas jovens, o que garantirá aumento da safra de peixes de cultivo do Brasil em 2020. O produtor necessita desses recursos para manter as escalas de abate conforme a movimentação do mercado.
Apoio para manutenção do trânsito de insumos (alevinos e ração) para as fazendas e peixes para os frigoríficos. As entidades ressaltam que temos a maior safra de todos os anos alojada nos viveiros neste momento, devido ao aumento do mercado interno e, principalmente, pelo incremento das exportações iniciadas em 2019. A interrupção do fornecimento de ração e alevinos e o transporte de peixes das fazendas de produção para os frigoríficos provocarão perdas financeiras, mortalidade de peixes e desabastecimento.
PEIXE BR &ndash, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA PISCICULTURA
ACEAQ &ndash, ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE AQUICULTURA
ACRIPAR &ndash, ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE PEIXES DE RONDÔNIA
ANPAQUI &ndash, ASSOCIAÇÃO NORTE PARANAENSE DE AQUICULTURA
APP &ndash, ASSOCIAÇÃO DE PISCICULTURA DO PIAUÍ
AQUABIO &ndash, SOCIEDADE BRASILEIRA DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA
AQUAM &ndash, ASSOCIAÇÃO INDEPENDENTE DOS AQUICULTORES DO AMAZONAS
AQUAMAT &ndash, ASSOCIAÇÃO DOS AQUICULTORES DO MATO GROSSO
PEIXE MG &ndash, ASSOCIAÇÃO DOS AQUICULTORES DE MINAS GERAIS
PEIXE SP &ndash, ASSOCIAÇÃO DE PISCICULTORES EM ÁGUAS PÚBLICAS PAULISTAS E DA UNIÃO




