Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disponibilizou mais um equipamento para subsidiar a realização de exames para diagnóstico do novo Coronavírus (Covid-19). A centrífuga para strips será utilizada pela equipe do Laboratório Central (Lacen-ES), vinculado à Secretaria da Saúde (Sesa). A estrutura foi entregue, na última semana, para o protocolo de testes e, a partir desta semana, será utilizada oficialmente.
De acordo com o coordenador do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, com mais esta centrífuga, será possível aumentar em torno de 15% a quantidade de análises realizadas atualmente. Ele explica que o equipamento será utilizado em conjunto com os equipamentos de PCR em tempo real (RT-qPCR – sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase em tempo real).
No final de março, o Idaf cedeu ao Lacen um aparelho de RT-qPCR para ser utilizado durante a pandemia. Além disso, dois médicos-veterinários, que atuam na Gerência de Diagnóstico Laboratorial do Instituto, também estão atuando diretamente no Lacen nesse período.
Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, essa parceria demonstra a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão e a competência técnica da força de trabalho. “É gratificante poder contribuir, de alguma forma, com a sociedade capixaba neste momento difícil. O Idaf tem tido uma atuação constante nesse período de crise, seja na disponibilização de estrutura ou de mão-de-obra, nos trabalhos nas barreiras sanitárias ou na continuidade dos serviços essenciais à população ”, disse Louzada.




