pube
Coronavírus

Comércio de todo ES pode funcionar sem restrição de horário a partir desta segunda

por Fernanda Zandonadi

em 12/09/2021 às 16h42

3 min de leitura

Comércio de todo ES pode funcionar sem restrição de horário a partir desta segunda

Foto: Pixabay

Pela primeira vez desde o início do mapeamento de risco da pandemia, em abril de 2020, todos os municípios do Espírito Santo estão “verdes”, ou seja, em risco baixo para a Covid-19. O novo mapa de risco tem vigência a partir desta segunda-feira (13) e vai até o próximo domingo (19). Na prática, é a primeira vez desde o início das medidas de contenção da pandemia que o comércio de todo o Estado poderá funcionar sem restrições de horários.

Alguns cuidados ainda precisam ser observados, como a redução de pessoas ocupando o mesmo ambiente. Em lojas, por exemplo, só é permitido um cliente por 10 metros quadrados, já galerias e centros comerciais só podem permitir uma pessoa a cada 14 metros quadrados. Todas as medidas sanitárias, como uso de máscaras e disponibilização de álcool gel devem ser mantidos. Há ainda outros cuidados, como em eventos sociais: eles estão permitidos desde que tenham público máximo de 600 pessoas. A ocupação não pode ultrapassar 50% da capacidade do local.

pube

“Esse mapa todo verde é uma grande conquista e significa também vidas salvas. Uma vitória da nossa estratégia de testar e vacinar a população, que também fez a sua parte e colaborou. Também foi muito importante a nossa parceria com os municípios”, comentou o governador Renato Casagrande, durante a divulgação do novo mapa de risco.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!